18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Pedro Sousa eliminado nos quartos de final do Indoor Oeiras Open 2

 
- Faria e Coelho perdem nos pares
- De Loore carimba 10.ª vitória consecutiva
Pedro Sousa foi eliminado nos quartos de final de singulares do Indoor Oeiras Open 2, torneio do ATP Challenger Tour que esta quinta-feira ficou sem portugueses em ação, uma vez que Jaime Faria e Fábio Coelho também caíram, mas nos quartos de final de pares. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o evento decorre até 14 de janeiro no Complexo de Ténis do Jamor.
 
No reencontro com o francês Pierre-Hugues Herbert, Pedro Sousa cedeu pelos parciais de 6-1 e 6-4.
 
O duelo desta quinta-feira foi o segundo entre Sousa e Herbert, dois jogadores em fases semelhantes, mas preferências opostas e deixadas em evidência ao longo dos 60 minutos de jogo.
 
O português, 494.º classificado no ranking e ex-número 99, começou e terminou 2022 lesionado, sempre preferiu a terra batida e fez pela primeira vez parte dos quartos de final de um Challenger em piso rápido. Já o francês, 304.º classificado no ranking e ex-36.º em singulares e 2.º em pares, lesionou-se em junho de 2022 e só regressou à ação nesta quinzena de ATP Challenger Tour no Jamor, numa superfície ao seu gosto e que lhe permite tirar proveito do serviço-volley e de toda a sua qualidade junto à rede para criar dificuldades aos adversários.
 
O contraste de estilos e disparidade ao nível das soluções foi claro e nem uma melhoria na pancada de serviço durante a segunda partida (em que elevou de 56% para 79% a percentagem de primeiras bolas colocadas) ajudou Pedro Sousa a evitar a quebra de serviço solitária que resolveu o parcial e acabou com o encontro.
 
“Não me faltou grande coisa e não fiz um mau encontro, mas o meu jogo encaixou na perfeição no jogo dele. No primeiro set entrei bem, mas de repente ele fez-me o break com três ou quatro winners em que quase não vi a bola e isso deixou-o mais tranquilo. No segundo set as coisas foram mais equilibradas e ele acabou por, no final e num jogo em que meti os quatro primeiros serviços, conseguir o break decisivo”, resumiu o lisboeta de 34 anos na última conferência de imprensa da quinzena.
 
Encerrado o primeiro capítulo da época, Pedro Sousa despediu-se do Jamor com boas sensações e motivado para os próximos desafios, que acontecerão no circuito ITF, mas com a superfície ainda por definir (ou na terra batida francesa, ou no piso rápido com os torneios do Algarve no horizonte): “Há muitas coisas que tiro daqui que me vão ajudar e jogar em piso rápido é uma a que devia ter prestado mais atenção ao longo da minha carreira. Tentei melhorar alguns aspetos como o serviço e a resposta. Forcei-me a responder à frente e a puxar pelo serviço. Vou tentar usar estas pequenas coisas mais para a frente no ano e foi bom sentir a confiança de ter discutido encontros com bons jogadores”.
Quanto a Pierre-Hugues Herbert, nas meias-finais o jogador francês de 31 anos vai defrontar o jogador em melhor forma, Joris De Loore. No domingo, o belga conquistou o primeiro título da carreira no ATP Challenger Tour e esta quinta-feira somou nada mais, nada menos do que a 10.ª vitória consecutiva na nave de campos de piso rápido cobertos do Complexo de Ténis do Jamor. Número 266 do ranking ATP (subiu 75 lugares), o jogador de Bruges aplicou os parciais de 6-2 e 6-4 ao italiano Lorenzo Giustino.
Na metade superior do quadro a luta pelo apuramento para a final será um duelo de gerações entre Ricardas Berankis (32 anos) e Arthur Fils (18 anos).
 
O lituano (185.º do ranking mundial após uma queda de 17 lugares na segunda-feira) defende o estatuto de primeiro cabeça de série e, após ter sido surpreendido na segunda ronda do primeiro torneio, apurou-se para as meias-finais ao eliminar o jovem croata Dino Prizmic, de apenas 17 anos e número oito mundial de juniores, por 7-5 e 7-6(6).
 
Foi um encontro duro, no qual o ex-número 50 do ranking ATP (e companheiro de quarto de Gastão Elias quando se cruzaram na IMG Academy enquanto juniores promissores) desperdiçou por duas vezes a oportunidade de servir para a vitória, ao 5-4 e ao 6-5 com visível tensão na pancada de serviço, mas que acabou a celebrar após um tie-break igualmente equilibrado.
 
Com 13 títulos em 26 finais no circuito secundário (a que junta duas finais perdidas em torneios ATP), Berankis será o favorito para a meia-final com Fils, que nunca tinha chegado tão longe neste nível.
 
Ainda com 18 anos, o francês escolheu o Indoor Oeiras Open 2 como primeiro torneio de 2023 — o primeiro como 100% sénior — e não poderia estar a dar-se melhor na nave do Jamor. Esta quinta-feira celebrou a terceira vitória da semana e também a mais autoritária ao ceder apenas quatro jogos (6-3 e 6-1) contra o austríaco Maximilian Neuchrist, encontro que resolveu em 60 minutos frente a um adversário dotado de armas (nomeadamente o serviço e uma direita muito chapada) para lhe causar dificuldades.  
 
Tal como nos singulares, também nos pares caíram os últimos representantes portugueses em prova. Jaime Faria e Fábio Coelho — que já não jogavam juntos desde outubro e até tinham cruzado caminhos ao lado de outros parceiros entretanto, a ocasião mais recente na última semana — perderam por 4-6, 7-6(5) e 10-3 para os quartos cabeças de série, Patrik Niklas-Salminen (Finlândia) e Bart Stevens (Países Baixos), um dia depois de terem sido eles a celebrarem no match tie-break.
 
As meias-finais da variante ficaram completas com os nomes de Sander Arends e David Pel (primeiros cabeças de série), Victor Vlad Cornea e Sergio Martos Gornes (terceiros) e Constantin Frantzen e Hendrik Jebens, alemães que colocaram um travão na campanha dos segundos pré-designados, Jonathan Eysseric e Denys Molchanov, ao triunfarem por 6-2 e 6-3.
 
A jornada de sexta-feira tem início marcado para as 11 horas. Todos os encontros acontecerão no court principal da nave de campos cobertos: primeiro as meias-finais de singulares (Herbert vs. De Loore a abrir, seguido de Berankis vs. Fils) e depois as meias-finais de pares.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024 – 00:33:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...