Qualifying do W40 Porto I arranca amanhã no Monte Aventino
Está definida a fase de qualificação da primeira prova (são duas) do W40 Porto I, torneio internacional feminino dotado com 40 mil dólares e que vai ter como palco os courts cobertos do Complexo Desportivo do Monte Aventino.
No sorteio realizado esta tarde pelo supervisor ITF, o português Paulo Cardoso, ficamos a conhecer o destino das lusas Inês Murta, Sara Lança, Angelina Voloshchuk e Lena Couto.
Assim, a experiente Inês Murta, tem como oponente na estreia a chilena Daniela Seguel, Sara Lança joga a continuidade com Sofya Lansere, enquanto as jovens promessas Angelina Voloshchuk e Lena Couto vão ser submetidas a provas complicadas, com Voloshchuk a medir forças com a espanhola Lucia Cortez Llorca, e Couto a defrontar Maria Bondarenko, tenista que está entre as 400 classificadas na hierarquia mundial.
A liderar este “qualifyng” está Alice Robbe, jogadora que conhece bem o nosso país tendo conquistado o Montemor Ladies Open no ano passado. A croata Antonia Ruzic e a grega Sapfo Sakellaridi são as segunda e terceiras favoritas deste apuramento.
Amanhã, realiza-se a primeira eliminatória, a partir das 10 horas, ficando a ronda de acesso ao quadro principal agendada para a próxima segunda-feira.
Depois do êxito dos dois torneios realizados no ano passado, ambos dotados com 25 mil dólares cada um, a Federação Portuguesa de Ténis, com o apoio da Ágora – Empresa Municipal da Câmara Municipal do Porto, decidiu subir um patamar e apostar na realização de duas provas desta nova categoria de torneios ITF, que vão distribuir 40 mil dólares em cada semana.
Assim, de 30 de Janeiro a 12 de Fevereiro (a primeira prova de 29 Janeiro a 5 de Fevereiro e a segunda de 6 a 12 de Fevereiro), vão reunir-se na cidade invicta algumas das melhores tenistas do circuito internacional feminino, com destaque para a francesa Oceane Dodin, atual 121.ª WTA, mas que já foi 46.ª na hierarquia mundial, da suíça Ylena In-Albon, 123.ª e que chega ao Porto depois de disputar o Open da Austrália, ou ainda da italiana Lucrezia Stefanini, 141.ª do Mundo, e que conhece bem o nosso país, depois de conquistar, no ano passado, uma prova dotada com 60 mil dólares, nas Caldas da Rainha.
A representação portuguesa no quadro principal estará a cargo de Francisca Jorge, Matilde Jorge e Maria Garcia, beneficiadas com wild card, sendo o último dos convites da organização para a ex-29.ª do ranking mundial, a polaca Urszula Radwanska.