São duas as tenistas portuguesas que ainda aspiram a ultrapassar a derradeira ronda de qualificação para o quadro principal da segunda prova do W40 Porto.
Neste domingo gordo de ténis no norte do país (Taça Davis, Winter Cup e W40 Porto), Matilde Jorge necessitou de três sets para levar de vencida a indiana Vassanti Shinde, derrotando a tenista que treina em Espanha por 7-5, 3-6 e 6-4. Num encontro onde não esteve muito regular, Matilde permitiu que Shinde lhe causasse problemas inesperados, e, caso a vimaranense não estivesse atenta, seria obrigada a ter ainda mais dificuldades para fechar.
De forma natural, Inês Murta levou a melhor sobre Matilde Agra, com a jovem de Coimbra a aproveitar esta oportunidade para perceber qual o ritmo de uma tenista profissional. A algarvia venceu por 6-0 e 6-1 e fica a uma ronda de acompanhar as jogadoras mais cotadas no quadro principal. Pelo caminho ficaram Mafalda Guedes, Carolina Mesquita, Isabel Gonçalves, Maria Garcia e Milla Sequeira.
A esquerdina Mafalda Guedes, caiu ante a eslovaca Anika Jaskova (6-2 e 6-1), Mesquita perdeu para a francesa Emma Mazzoni (6-2 e 6-3), Gonçalves foi eliminada pela indiana Riya Bathia (6-1 e 6-2), e Sequeira saiu derrotada ante Ksenia Zaytseva (6-2 e 6-4).
Para amanhã está prevista a realização da ronda de acesso ao quadro principal, com Matilde Jorge a defrontar a mais cotada jogadora desta fase, Maria Bondarenko, atual 408.ª do ranking WTA, seguindo-se o encontro de Inês Murta com a britânica Matilda Mutavdzic, 613.ª.