Tem 19 anos, vive em Barcelona (Espanha) e tem mostrado argumentos que fazem dela uma das tenistas em melhor forma neste W40 Porto.
Maria Bondarenko, 408.ª do ranking WTA, defrontou e venceu na primeira ronda do quadro principal a norte-americana Louisa Chirico, quinta cabeça-de-série e 170.ª do Mundo, em apenas dois sets, pelos parciais de 6-4 e 6-2. Proveniente do qualifying, a jovem de leste tem mostrado um ténis de qualidade desde o primeiro dia, e, nesta altura, fica a aguardar o desfecho do duelo que vai opor a portuguesa Angelina Voloshchuk a Adrienn Nagy, da Hungria, para ficar a conhecer a sua oponente na segunda ronda.
O dia fica ainda marcado pelas eliminações de Inês Murta e Sara Lança, sendo que no caso de Murta, a algarvia radicada em Valência, esteve em bom plano ante a favorita belga Greet Minnen, que venceu por 6-3 e 6-2. Quando a Sara Lança, apenas no segundo set deu um ar da sua graça, quando conseguiu liderar a partida por 3-2, mas acabou por perder por 6-0 e 6-3 com a grega Valentini Grammatikopoulou. A suiça Arlinda Rushiti e Ksenia Zaytseva deram a volta ao marcador desfavorável nos duelos com a croata Antonia Ruzic e a espanhola Lucia Cortez Llorca e conseguiram a qualificação para a segunda ronda. Num dos encontros mais equilibrados da jornada, Anastasia Gasanova afastou a japonesa Sakura Hosogi, necessitando para isso de três partidas para triunfar: 6-3, 4-6 e 7-6 (5).
Na prova de pares, que também teve o seu início esta tarde, Matilde Jorge, fazendo dupla com a croata Tara Wurth, e Inês Murta, ao lado da indiana Vassanti Shinde, garantiram o apuramento para os quartos de final, com Jorge e Wurth a derrotar a húngara Nagy e a bósnia Wagner, por 6-0 e 6-2, ao passo que Murta e Shinde deixaram pelo caminho Kazionova e Koklina, por um duplo 6-2. Sara Lança e Lena Couto perderam para a indiana Riya Bathia e a espanhola Celia Cervino Ruiz, por 6-0 e 6-2.
Foto: Miguel Pinto