- Seleção feminina estreia-se segunda-feira contra Israel
- Entrada gratuita no Jamor de 10 a 15 de abril
A seleção nacional feminina conheceu, este domingo, o caminho a percorrer entre os dias 10 e 15 de abril no Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge. A competição é organizada pela Federação Portuguesa de Ténis nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
Capitaneada por Neuza Silva e composta por Francisca Jorge, Matilde Jorge, Inês Murta, Maria Garcia e Angelina Voloshchuk, a equipa de Portugal foi sorteada na Pool A juntamente com Grécia, Israel, Bósnia-Herzegovina e Malta.
A equipa da Grécia é encabeçada pela número 9 do ranking WTA, Maria Sakkari (já foi terceira e está consecutivamente no top 10 desde setembro de 2021), que será a grande cabeça de cartaz da semana e uma das adversárias de Portugal.
Na Pool B foram sorteadas Lituânia, Estónia (com a antiga número dois mundial Anett Kontaveit como principal figura), Geórgia, Irlanda, África do Sul e Kosovo.
Em reação ao sorteio, a capitã Neuza Silva referiu que “qualquer uma das equipas tem excelentes jogadoras”, mas destacou como fator positivo a equipa da casa ter ficado no grupo que tem menos uma equipa, o que significará um dia de descanso durante a competição: “É essencial visto que vamos ter encontros bastante duros e com um excelente nível de jogadoras. Acho que esse era o grande desejo de qualquer capitão na reunião de hoje porque cinco dias consecutivos de fase de grupos e ainda um sexto dia de play-off seria muito exigente.”
O primeiro serviço do Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge será feito às 11 horas de segunda-feira.
A seleção portuguesa será responsável pelo inaugurar da ação no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor, tendo encontro marcado com a seleção de Israel precisamente às 11 horas. Cada confronto entre seleções é composto por dois singulares e um par.