Depois de ter perdido a final do ano passado aqui na Maia, a tenista Ksenia Efremova, atual líder do ranking sub 14, começou da melhor maneira a sua participação nesta 29.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, ao defrontar e vencer a portuguesa Margarida Monteiro, em apenas dois sets, pelos parciais de 6-0 e 6-1.
Curiosamente, o único jogo que a jogadora lusa conquistou foi no serviço da sua adversária, que confirmou ser uma das principais favoritas ao título.
Destaque igualmente para a primeira vitória lusa na prova de singulares, com Beatriz Angélico a derrotar a italiana Isabella Johri, por 6-1 e 6-4. Com uma entrada muito forte, a tenista portuguesa esteve sempre no domínio do encontro, finalizando o mesmo de forma natural, apesar da tentativa da transalpina.
Sofia Almeida, Leonor Ferreira, Matilde Oliveira, Leonor Passos, Inês Milheiro, Laura Salvado e Matilde Novais, ficaram todas pelo caminho, patenteando alguma diferença de nível para as suas adversárias.
Na competição masculina, o dia também não correu de feição para as cores lusas, com Gonçalo Pereira a perder para Alexey Frolov (6-1 e 6-0), Tomás Vilaça a cair ante o eslovaco Leon Sloboda, por 6-4 e 6-3, Lourenço Correia a perder para o esloveno Richard Krizan, por 6-1 e 6-3, o mesmo acontecendo com João Pedro Carvalho, Diogo Ordonho e Vicente Santos. Adolfo Abascal voltou a derrotar o britânico Aminu Olawajomilojou, depois de o ter feito em Bolton (GRB), este ano, mas desta feita por 6-2 e 6-4.
Os favoritos Savva Rybkin, segundo pré-designado e n.2 do ranking, bateu o belga Killian Van Roost, por 6-2 e 6-4, o turco Mustafa Ege Sik, quarto cabeça-de-série, venceu o britânico Matthew Mclain, por 6-0 e 6-3, e a surpresa do dia foi protagonizada por Moritz Glauser, do Liechtenstein, que deixou pelo caminho o norueguês Paul Hjorteland, nono mais cotado na Maia, por claros 6-1 e 6-1.