Não obstante estar a defrontar o líder do ranking sub 14 Tennis Europe e primeiro cabeça-de-série, Adolfo Abascal, tenista hispano-português que vive e treina em Lisboa, voltou a demonstrar todo o seu potencial e capacidade de luta, defrontando e vencendo com autoridade o britânico Mark Ceban, em apenas dois sets, pelos parciais de 6-1 e 6-3.
A dominar os pontos desde o primeiro momento, Abascal, que desenvolve o seu trabalho diariamente no Clube de Ténis do Jamor, em Lisboa, com o seu técnico, José Maria Tanqueiro, em momento algum se deixou intimidar pela força do seu adversário, fazendo-o movimentar no fundo do court e terminando o ponto quase sempre com êxito. Desesperado, Ceban mudou a sua forma de jogar, baseando o seu estilo de jogo no serviço/rede, mas, mesmo assim, Abascal não tremeu e acabou por fechar o encontro com naturalidade. Nos quartos-de-final, vai ter a companhia do alemão Marco Ontiveros Castro, jogador talentoso que poderá causar alguns problemas. Nos demais duelos aprazados para amanhã, encontro de atletas do mesmo país e treinador, com Alexey Frolov a defrontar Artem Semenov, depois do primeiro derrotar o alemão Vincent Reisach, por 7-5 e 6-1, enquanto o segundo se desembaraçou do checo Filip Ladman, por um duplo 6-1.
O israelita Itamar Verthaimer também está no grupo dos oito melhores, depois de superar Moritz Glauser, do Lichtenstein, por 6-2 e 6-1. Amanhã, tem encontro marcado com o turco Samim Filiz, vencedor do embate com Egor Navrazidi, por 6-3 e 7-5. “Last but not least”, prevê-se um encontro muito disputado entre o sueco William Kjellberg e Savva Rybkin. Depois de triunfar sobre o compatriota escandinavo, o dinamarquês Andreas Hansen, por 6-1 e 6-3, Kjellberg vai agora encontrar o segundo classificado do ranking, depois de Rybkin travar o norte-americano Michael Antonius, por 6-4 e 6-3.
Na prova feminina, a surpresa da jornada foi protagonizada pela holandesa Antonia Stoyanov, que, com uma exibição muito assertiva, deixou pelo caminho a checa Sofie Hettlerova, por 6-2 e 6-3. Em frente mas com alguns problemas segue Ksenia Efremova, a líder da hierarquia. Hoje, precisou de mais atenção para levar de vencida a francesa Elisa Rohrbach, conseguindo-o por 6-1 e 7-6 (2). De resto, a espanhola Mireia Sagrista Bermejo, a romena Ioana-Stefania Boian, a britânica Hollie Smart, a checa Lucie Slamenikova e a polaca Oliwia Sybicka também conseguiram aceder aos quartos-de-final, agendados para esta sexta-feira.