- Número um nacional eliminou uma das cabeças de série
- Irmãs Jorge derrotadas nos quartos de final de pares
A portuguesa Francisca Jorge apurou-se, esta sexta-feira, para os quartos de final de singulares de um torneio de 60.000 dólares pela primeira vez na carreira ao vencer pela segunda vez no Oeiras CETO Open. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e pelo Clube Escola de Ténis de Oeiras com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o torneio desenrola-se entre os dias 23 e 30 de abril.
Se na quarta-feira precisou de sofrer para vencer após três partidas que se prolongaram por quase três horas, o triunfo desta quinta-feira, contra uma adversária mais cotada, foi assegurado em dois sets: 7-6(8) e 6-3 foram os parciais que a melhor tenista portuguesa da atualidade aplicou a Magali Kempen, belga que defendia o estatuto de sétima cabeça de série fruto do 196.º lugar na hierarquia individual feminina.
Tal como aconteceu na véspera, a jovem de Guimarães mostrou mais armas e iniciativa do que a adversária. Mas o nervosismo que já a afetara no encontro de estreia voltou a estar presente e impediu-a de desenhar uma vitória mais confortável contra uma jogadora que, com uma prestação abaixo da expetativa em especial na pancada de serviço (apenas 54% das primeiras bolas colocadas e 15 duplas faltas), lhe abriu espaço para ser a mais agressiva.
“Estes dois encontros demonstraram que em situações em que é preciso lutar eu estou presente e dei o meu máximo. Estou a conseguir mostrar mais o meu ténis e a acreditar mais no meu valor, porque a verdade é que tenho conseguido fazer coisas boas e nem sempre lhes dou o devido crédito”, refletiu a tenista portuguesa depois da segunda vitória da semana no CETO.
“Há sucessos pequenos em todos os encontros e em todos os pontos e tenho de os celebrar mais porque faz toda a diferença ter uma mentalidade mais positiva e puxar mais por mim. Hoje acho que estive melhor e amanhã também acredito que vou conseguir fazer um bom encontro”, finalizou.
Apurada para os quartos de final de singulares de um ITF de 60.000 dólares pela primeira vez, Francisca Jorge vai defrontar a norte-americana Asia Muhammad (269.ª), que vencia por 6-3 e 3-0 quando a segunda cabeça de série, Sinja Kraus (153.ª), desistiu lesionada.
A fechar o dia, Francisca Jorge e Matilde Jorge não conseguiram dar continuidade à campanha que iniciaram na terça-feira e foram afastadas nos quartos de final de pares. As duas portuguesas cederam por 3-6, 6-3 e 10-6 para a brasileira Ingrid Gamarra Martins e a mexicana Fernanda Contreras Gomez, que graças à reviravolta confirmaram o estatuto de terceiras cabeças de série.
Fotos: Sara Falcão/FPT