Estão encontrados os vencedores da 29.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem. Ksenia Efremova, no sector feminino, e Marco Ontiveros Castro, no masculino, levaram para casa o troféu de campeões depois das finais disputadas esta manhã no Complexo Municipal de Ténis da Maia. Com as bancadas bem preenchidas, Efremova e a britânica Hollie Smart proporcionaram um excelente encontro de ténis, digno de uma final, com a tenista de leste a conseguir cumprir a promessa feita no ano passado, de regressar para ser campeã (perdeu a final em 2022).
No primeiro set, Efremova adiantou-se confortavelmente até ao 4-1, altura em que viu a reação da britânica Smart, tenista muito completa e que triunfou no torneio internacional de Coimbra, do escalão sub 16, na semana passada. Smart empatou a quatro jogos esta primeira partida, ganhou confiança e ascendente quando quis dominar os pontos, mas cometeu alguns erros infantis que custaram o set, que Efremova fechou por 7-5. Depois, da segunda partida, motivada pelo avanço no marcador, a jogadora que vive e treina na conceituada academia de Patrick Mouratoglou, em França, esteve sempre mais confiante e confortável, arriscando mais, fechando naturalmente o encontro por 6-1.
A final masculina teve sentido único, contrariamente ao que seria de esperar, com Marco Ontiveros Castro a mostrar todo o seu poderio e determinação. Apesar da réplica do favorito Rybkin, o alemão de origem mexicana foi sempre mais capaz na decisão dos pontos, fechando o encontro por 6-2 e 7-5.
No final, foi das mãos do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago e do Vereador Paulo Ramalho, que os vencedores e vencidos levaram os troféus.
O Complexo Municipal de Ténis da Maia recebeu 205 tenistas em representação de 38 países num torneio da restrita Super Categoria da Tennis Europe durante oito dias. Por esta prova já passaram nomes como o espanhol Carlos Alcaraz, n.2 do ranking ATP e que triunfou em 2017, o grego Stefanos Tsitsipas, o alemão Alexander Zverev, Andrei Rublev ou o português Nuno Borges,atual 79.º na hierarquia mundial, no sector masculino, e de Jelena Ostapenko ou Ursula Radwanska, na competição feminina.