18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Angelina Voloshchuk junta-se a Matilde Jorge na segunda ronda do Loulé Ladies Open by Cimpor

 
- Bicampeã nacional de sub 16 venceu duelo português
- Amália Suciu nos quartos de final da variante de pares
Um dia depois de Matilde Jorge, também Angelina Voloshchuk carimbou o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Loulé Ladies Open by Cimpor. Organizado pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis, o torneio internacional de 25.000 dólares acontece pelo terceiro ano consecutivo, desta vez entre os dias 22 e 29 de outubro.
 
Se na terça-feira carimbara o apuramento para o quadro principal com uma vitória sobre Carolina Mesquita, esta quarta-feira Angelina Voloshchuk (atualmente no 798.º lugar do ranking WTA) voltou a sorrir num duelo 100% nacional, mas frente a Ana Filipa Santos, com os parciais de 6-4 e 7-5.
 
Recém-regressada de uma pausa de um ano após romper o ligamento cruzado anterior e fraturar o menisco interno do joelho esquerdo, Santos esteve encaminhada para uma recuperação que a levaria a sonhar com a primeira vitória desde que ficou sem ranking (832.ª foi a sua melhor classificação).
No entanto, quando estava bem encaminhada para arrecadar a segunda partida, a jogadora de Santiago do Cacém lesionou-se na zona abdominal e teve de atuar limitada até ao final, deixando de conseguir criar à jovem compatriota as dificuldades com o serviço e com o slice que tinham equilibrado o duelo.
 
“Senti uma picada muito forte na zona abdominal, perto da costela, mas o fisioterapeuta ajudou-me a acalmar as ideias e chegámos à conclusão de que pode não ser assim tão grave. Mas com uma lesão nunca se sabe, já passei por isto”, explicou no final do embate, já consumada a desistência da variante de pares.
 
Acerca do choque com a compatriota, a tenista alentejana de 27 anos reconheceu que “ainda me falta algum ritmo, não tanto na batida, mas sobretudo na leitura.”
 
“Sinto que o jogo está bem rápido e que ainda preciso de tempo para me adaptar à rapidez do jogo. Ela está a pegar bem na bola e a retirar tempo às adversárias e como nunca treinei muito com ela e nunca jogámos pontos ainda não tinha essas sensações contra ela”, acrescentou.
 
Voloshchuk, por sua vez, não saiu satisfeita do encontro que lhe deu mais uma vitória em quadros principais de singulares: “Hoje não consegui jogar como queria. Falhei muitas bolas e estive muito parada e demasiado passiva. Ganhei e estou feliz por isso, mas queria ter jogado melhor, com mais agressividade, e falhar menos”, reconheceu antes de admitir que precisará de uma noite de estudo para preparar o encontro de quinta-feira.
 
A próxima adversária da atual bicampeã nacional de sub 16 será Harmony Tan (279.ª WTA), francesa que registou a sexta vitória consecutiva no Algarve — venceu o BoConcept Faro Ladies Open no domingo — ao passar confortavelmente pela compatriota Alice Rame com os parciais de 6-3 e 6-0.
Para além de Tan, seguiram para a segunda ronda do Loulé Ladies Open by Cimpor outras quatro cabeças de série: a italiana Silvia Ambrosio (264.ª e primeira candidata ao título), a búlgara Isabella Shinikova (288.ª e quarta pré-designada), a belga Hanne Vandewinkel (362.ª e sexta cabeça de série), que será a próxima adversária de Matilde Jorge, e a francesa Manon Leonard (oitava favorita).
 
A lista de vencedoras ficou completa com o nome de Natalia Szabanin (546.ª), responsável pelo fim de campanha de Inês Murta (861.ª) ao vencer a algarvia, vinda do qualifier, por 6-3 e 6-4 num dos primeiros encontros do dia.
 
Na variante de pares, o fim da primeira ronda resultou na continuidade de apenas uma jogadora portuguesa: a algarvia Amália Suciu, de apenas 16 anos, que ao lado da irlandesa Beatrice Laura Pirtac venceu as compatriotas Teresa Franco Dias e Carolina Mesquita por 6-2 e 6-3 num encontro que tinha sido interrompido na véspera devido à chuva.
Nos quartos de final, que já tinha alcançado há um ano (perdeu para as futuras campeãs, Francisca Jorge e Matilde Jorge), Amália Suciu vai enfrentar a búlgara Isabella Shinikova e a belga Amelie van Impe, terceiras favoritas.
 
A jornada de quinta-feira começa às 10 horas, com cinco dos oito encontros da segunda ronda de singulares. Os quartos de final de pares começarão a ser jogados a partir das 12h30.
 
Créditos: Gaspar Ribeiro Lança/Raquetc
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 04:10:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...