
	Dia pouco positivo para as aspirações portuguesas na fase de qualificação desta 20.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem.
	Na prova feminina, Barbare Tsiklauri perdeu para a italiana Silvia Dalle Molle, por um duplo 6-0, ao mesmo tempo que Matilde Sousa era afastada pela francesa Colleen Adannou Zonon, por 6-1 e 6-2. Em plano de destaque estiveram as tenistas italianas, que fizeram o pleno, já que todas as que foram chamadas a jogo neste qualifying ganharam os seus encontros. Assim, Isabella Johri (orientada em Oxford pelo português José Oliveira, que a acompanha aqui na Maia), bateu a holandesa Noa Shiloh Branker, por 6-4 e 6-3, Benedetta Terzoli afastou Nina Kuptsova, por 6-4 e 6-4, Victoria Lanteri Monaco superiorizou-se a Alessia Maria Minzat (Roménia), por 6-3 e 6-4, Eleonora Tranchero venceu Erika Ordonez Perez (Espanha), por 6-0 e 6-1, Sofia Ferraris beneficiou do abandono da brasileira Hadassa Silva, Emma Sereni ganhou a Isabella Pulido Moreno (Espanha), por 6-3 e 6-2, e Ludovica Casalino afastou Eisha Kaur Shandi (GRB), por 6-3 e 7-5.
	No quadro masculino, do contingente português, apenas Duarte Santa Maria, Pedro Lima e Santiago Marques conheceram o sabor da vitória, com o portuense a vencer o turco radicado em Oeiras, na Cunha e Silva Tennis Academy, Aras Metin Altun, por equilibrados 4-6, 6-2 e 10-8, enquanto Lima aplicava um duplo 6-0 ao norte-americano Felix Wack e Marques lutava muito para surpreender o israelita Yan Michaeli, por 6-1, 3-6 e 10-6.  Porém, na segunda ronda do qualifying, Santa Maria deu muita luta mas acabou eliminado pelo primeiro cabeça-de-série desta fase prévia, Iakov Gryaznov, por 6-1 e 6-4, ao passo que Pedro Lima perdia para o francês Evan Giurescu, por 6-1 e 6-0. Santiago Marques perdeu com Eduard Khaikov, por 6-0 e 6-2. Igualmente pelo caminho ficaram Daniel Nunes (afastado pelo Isaac Sallu, por 6-0 e 6-0), Frederico Ancede (que pouco conseguiu fazer ante o italiano Giorgio Ghia, que triunfou por 6-1 e 6-1), Gaspar Correia Freire (perdeu para o sueco Viggo Kalleskog, por 6-1 e 6-1), o seu irmão Artur Correia Freire (com o mesmo resultado mas frente ao irlandês James McMillan), Miguel Castro (com o germânico Leo Reinhardt, por 6-0 e 6-3), Simão Pinto (com o britânico Xander Reese, por 7-5 e 6-3), Lourenço Martins (com o espanhol Guillermo Manzano Rollan, por 6-0 e 6-0), Tomás Rosas Viana (com o sueco Neo Ehlin, por um duplo 6-0) e Gabriel Severin, eliminado pelo suiço Nathan Filieri, por 6-2 e 6-0.
	Amanhã, para além da ronda de acesso aos quadros principais, realiza-se a habitual cerimónia oficial de abertura, marcada para as 17 horas, que conta com o desfile de todos os tenistas e comitivas desta 30.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem no court central do Complexo Desportivo Municipal da Maia.
	A Taça Internacional Maia Jovem, que cumpre 30 anos de história, tem a organização a cabo da Câmara Municipal da Maia com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e vai decorrer de 13 a 21 de Abril no Complexo Municipal de Ténis da Maia. A entrada é livre.