Francisco Sardinha e Margarida Monteiro voltaram a defender o estatuto de favoritos e apuraram-se para os quartos de final de singulares do Campeonato Nacional de Sub 14, que acontece pelo nono ano consecutivo no Clube de Ténis de Setúbal.
Um dia depois de uma entrada muito autoritária na prova, Francisco Sardinha (do Clube de Ténis do Paço do Lumiar) voltou a só ceder dois jogos a caminho da vitória por 6-2 e 6-0 sobre Luís Bernardo Saraiva. O qualifier da Escola de Ténis da Maia sucedeu-lhe, no sábado, como campeão nacional de sub 12.
Gonçalo Ferreira (6-1 e 7-5 a Gaspar Correia Freire) será o próximo adversário do primeiro cabeça de série, com Lourenço Correia (6-0 e 6-2 perante Misha Botelho) e António Rodrigues (6-2 e 6-1 perante Manuel Barreiros) a completarem o alinhamento na metade superior do quadro.
Na metade inferior, Afonso Coutinho também confirmou o favoritismo para chegar aos quartos de final. O segundo cabeça de série levou a melhor sobre Gonçalo Pereira por 6-4 e 6-0 e marcou encontro com Duarte Santa Maria, que afastou Afonso Faria Paulino pelos parciais de 6-2 e 6-4. O encontro entre Gonçalo Amorim, do The Campus e quarto pré-designado, e Vicente Santos, sétimo, completa o alinhamento dos quartos de final.
Também Margarida Monteiro avançou com autoridade para os quartos de final da prova feminina. A jogadora do Clube de Ténis do Estoril superou Rita Lobo por 6-2 e 6-1 para confirmar o estatuto de primeira cabeça de série, marcando encontro com Noa Freitas (campeã nacional de sub 12 em 2023), que superou Helena Sequeira por 7-6(3), 4-6 e 7-5.
Beatriz Angélico (CAD), Sofia Almeida (ANA Gondomar), Kika Lima (CT Estoril) e Madalena Fernandes (Roberto Costa TC) também confirmaram o favoritismo. Já Inês Magalhães, do Sport Club do Porto, prolongou a campanha iniciada no qualifying com uma vitória por 6-1 e 6-3 sobre Catarina Braun, enquanto Inês Escaldeira Esteves surpreendeu Sofia Ferreira da Silva, a quarta favorita, por 6-0 e 6-1.