Está de regresso mais uma edição do Madeira Ladies Open e com a confirmação da presença de algumas tenistas que já ocuparam lugares de destaque no ranking mundial do circuito WTA.
Assim, com um prize-money de 40 mil dólares, os courts da Quinta Magnólia estão preparados para receber uma prova com tradição no circuito internacional e que tem sido sobejamente elogiada por todos os intervenientes.
Assim, a liderar a lista de inscritas está a ucraniana Daria Snigur, atual 134.ª do ranking feminino e que tem no seu currículo o triunfo no torneio júnior de Wimbledon, em 2019, quando chegou a n.2 do Mundo do escalão.
A tenista de leste será acompanhada pela detentora do título, a checa Dominika Salkova (154.ª) e pela alemã Mona Barthel, atual 172.ª, mas que já foi 23.ª do Mundo. Aliás, não será esta a única jogadora do top mundial a visitar o Funchal. A sua compatriota Tamara Korpatsch, que ocupa a posição 200.ª na hierarquia, já esteve no lugar 71.º do Mundo. A britânica Jodie Anna Burrage (297.ª) foi 85.ª WTA e também regressa a um torneio de boa memória, ela que atingiu os quartos-de-final em 2021, perdendo apenas com a campeã, a chinesa Qinwen Zeng, atual n.7 do Mundo.
Destaque para as portuguesas Francisca e Matilde Jorge, com a mais velha, Francisca, a surgir no lugar 185.ª WTA (foi 176.ª), enquanto Matilde, que está a atravessar o melhor momento da sua carreira (um título no ITF W35 de Leiria e final no W35 de Faro), fez com que ascendesse ao lugar 365.º, o seu melhor de sempre até ao presente.
O Madeira Ladies Open tem a organização da cabo da Associação de Ténis da Madeira (ATMAD), e vai decorrer de 12 a 19 de Novembro na Quinta Magnólia. A entrada é livre.
Fotos: Nuno Rodrigues (Sterna)