Apesar de não se ter aproximado dos níveis exibicionais a que nos tem habituado no últimos tempos, a tenista portuguesa Matilde Jorge, qualificou-se, esta tarde, para os oitavos de final do Lousada Indoor Open I, ao derrotar a britânica Sarah Beth Grey, por 6-1 e 7-6 (3).
Mais determinada que a sua adversária no primeiro set, Matilde aproveitou os erros não forçados de Grey, algo dminuida fisicamente para se adiantar no marcador, mas, depois, permitiu que a sua oponente reagisse e acreditasse ser possível dar a volta ao marcador. Com alguns erros não forçados e dificuldades nas primeiras bolas, a vimaranense viu-se numa posição complicada, quando Grey dispôs de três sets points. Porém, sem grande fogosidade, a tenista britânica não foi capaz de materializar essa vantagem acabando por ver a portuguesa anular os pontos decisivos e levar a discussão para o tie break, que acabou por fechar por 7-3.
Agora, terá que esperar pelo desfecho do duelo agendado para amanhã entre as espanhola Eva Guerrero Alvarez e Andrea Lazaro Garcia, sendo que qualquer uma delas são tenistas experientes e com muita qualidade.
Nos restantes encontros deste primeiro dia do quadro principal, destaque para a boa réplica oferecida pela atual campeã nacional Sub 18, Francisca Laúndes, que obrigou a norte-americana Jaeda Daniel a aplicar-se para vencer por 7-6 (5) e 6-4.
A ucraniana Verónica Podrez causou alguma surpresa ao afastar prematuramente a francesa de origem tunisina, Yasmine Mansouri, sexta cabeça-de-série, por 6-3, 4-6 e 6-2, a holandesa Anouck Vrancken Peeters desembaraçou-se sem problemas da lituana Iveta Dapkute (6-2 e 6-0) e Polina Iatcenko, motivada pelas meias-finais no Funchal, deixou pelo caminho a letã Diana Marcinkevica (6-1 e 6-2).
No encontro mais equilibrado do dia, a alemã Katarina Hobgarski não ganhou para o susto com a lutadora tenista espanhola Cristina Diaz Adrover, a qual venceu por 7-6 (3), 0-6 e 6-3.
Para amanhã estão agendados os restantes duelos da primeira ronda com a presença das portuguesas Sana Garakani, que defronta a kazaque Zhibek Kulambayeva, e Elizabet Hamaliy, repescada como lucky loser e que tem como oponente a italiana Aurora Zantedeschi. Outro dos encontros que vai certamente ser o centro das atenções vai opor as espanholas Eva Guerrero Alvarez a Andrea Lazaro Garcia (a vencedora irá defrontar Matilde Jorge na quinta-feira).
A organização do Lousada Indoor Open é da Associação de Ténis do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Lousada e Federação Portuguesa de Ténis. A entrada é livre.
Acompanhe tudo sobre a prova em:
https://www.facebook.com/LousadaIndoorOpen
https://www.instagram.com/lousada_indooropen/