- Daniel Batista e estreante Dino Molokova eliminados no arranque do qualifying
Uma semana depois de ultrapassar a fase de qualificação do segundo Indoor Oeiras Open ao bater dois jogadores do top 300 ATP, Tiago Pereira iniciou a derradeira semana da série tripla na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor a vencer um ex-top 40 para garantir a presença na ronda de acesso. Daniel Batista e Dino Molokova seguiram o caminho inverso nesta prova organizada até domingo pela Federação Portuguesa de Ténis.
O algarvio de 20 anos venceu o espanhol Bernabé Zapata Miralles (antigo 37.º ATP, atual 276.º) com os parciais de 6-0 e 7-6(5) ao cabo de 87 minutos para alcançar o terceiro triunfo dentro da mesma cotação em três semanas de 2025 — e quarto da carreira.
O espanhol de 28 anos compete, hoje em dia, muito numa toada de tudo ou nada e com pouco fio de jogo, pelo que é difícil manter ritmo ou saber o que esperar do outro lado da rede. Após um primeiro parcial em que aproveitou os erros do tenista do país vizinho, Pereira chegou mesmo a liderar por 4-1 no segundo set e parecia encaminhado para uma vitória em bem menos de uma hora.
Mas a partir daí o duelo complicou-se e praticamente duplicou de duração. Zapata Miralles elevou o nível e num piscar de olhos ficou a servir para fechar um parcial decisivo, até que ao 5-6 o algarvio fez o quinto e derradeiro break para levar o set ao tie-break, onde uma liderança inicial de 5-2 lhe deu uma almofada considerável para celebrar o quarto triunfo no novo ano.
“Esta é uma vitória bastante especial para mim porque houve um ano em que joguei interclubes [Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão] por Faro e ele jogou nessa equipa. Foi o ano em que ganhámos [2020]. Eu admirava-o na altura, era bastante novo. Esta vitória tem algum significado para mim”, explicou o número oito nacional.
Na ronda de acesso ao quadro principal pela terceira semana consecutiva, até agora com um saldo nulo (1-1), Tiago Pereira vai discutir o apuramento com o cazaque Denis Yevseyev (249.º).
Em sentido contrário, Daniel Batista sofreu a terceira derrota consecutiva na nave de campos cobertos onde há dois meses viveu uma das semanas mais felizes da carreira — foi vice-campeão nacional absoluto — ao conceder os parciais de 7-6(3) e 6-1 perante o espanhol Pablo Llamas Ruiz (288.º e ex-131.º), quartofinalista da última edição do Millennium Estoril Open.
Quem também concluiu a participação no último Indoor Oeiras Open foi Dino Molokova.
O jovem de 17 anos viajou de Viseu até ao Jamor para ser parceiro de treinos e acabou por ser compensado com um wild card que lhe permitiu estrear-se em torneios Challenger, mas esbarrou no favoritismo de Abedallah Shelbayh, tenista da Jordânia com 21 anos que está no 250.º lugar do ranking ATP (foi 181.º há um ano) e integrou o elenco do Next Gen Finals em 2023, e perdeu por 6-1 e 6-1 num embate sem história.
Na terça-feira, Frederico Silva (às 13 horas, contra Alexis Galarneau) e Pedro Araújo (logo a seguir, frente a Jan Choinski) inauguram a participação portuguesa no quadro principal de singulares. Tiago Pereira jogará a última ronda do qualifying no Court 6 (terceiro embate das 10 horas).
Fotografias: Beatriz Ruivo/FPT