19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

W75 Porto I - Francisca Jorge con(vence) na estreia

 
Bateu a quarta favorita e atual 142.ª do ranking WTA, a suiça Rebeka Masarova
Com uma entrada avassaladora e aproveitando alguns erros da sua adversária, a tenista portuguesa Francisca Jorge começou da melhor maneira  sua participação neste W75 Porto I, ao derrotar a suiça Rebeka Masarova, quarta cabeça-de-série e 142.ª do ranking mundial, em apenas dois sets, pelos parciais de 6-2 e 6-3.
 
Kika, atualmente na posição 247.º da hierarquia profissional, espelhou em competição o que vinha a fazer desde a pré-temporada, mostrando uma evolução em alguns aspetos do seu jogo, particularmente na forma como vai gerindo os pontos e a conclusão dos mesmos. Não foi por isso de estranhar que tenha fechado a primeira partida por um claro 6-2, ao cabo de apenas 46 minutos.
 
No segundo set, motivada pela exibição autoritária e pragmatismo, a vimaranense do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, agora acompanhada pelo treinador João Zanatti, voltou a assumir o comando das operações até ao 5-2, altura em que a experiente Masarova (que já esteve no lugar 62 do ranking WTA em 2023), “acordou” e ainda tentou dar a volta ao marcador, mas sem êxito.
 
Agora, a mais velha das irmãs Jorge, terá como oponente a ucraniana Oleksandra Oliynykova (285.ª), que se desembaraçou da atual Campeã Nacional Junior, Francisca Laundes, por 6-1 e 6-0. Com muita vontade mas ainda sem os argumentos indispensáveis para esgrimir com a sua adversária, Laundes, conseguiu, a espaços, deixar uma imagem do seu ténis, manifestando a vontade de jogar os torneios que puder até agosto, altura em que irá partir para uma aventura no college norte-americano, numa universidade da Carolina do Sul. 
 
Quem também esteve em ação sem contar foi Angelina Voloshchuk. A jovem portuguesa, eliminada na derradeira ronda da fase de qualificação de ontem, beneficiou do facto de ser a primeira lucky loser e foi chamada a substituir a chinesa Xinyu Gao, indisposta, para estar presente no quadro principal. Ante a germânica Nastasja Schunk, Voloshchuk tentou discutir o encontro até ao 7.º jogo do primeiro set, altura em que sofreu o break e acabou por perder o set por 6-3. Depois, no segundo parcial, a germânica, vice-campeã do torneio junior de Wimbledon em 2018, rapidamente chegou ao 5-0, altura em que Voloshchuk tentou reagir mas tardiamente. Schunk fechou o parcial por 6-2 e vai encontrar Mariam Bolkvadze (213.ª). A representante da Georgia não deu hipóteses a Nika Radisic (521.ª), da Eslovénia, triunfando por 6-2 e 6-3.
 
Surpresas causaram a espanhola Celia Cervino Ruiz (714.ª) e a italiana Matilde Paoletti (520ª). A galega, proveniente da fase de qualificação, surpreendeu a compatriota Leyre Romero Gormaz (157.ª), por 6-2 e 6-3, enquanto a promissora jovem italiana anulou as aspirações da eslovena Veronika Erjavec (171.ª), a qual derrotou por 6-2 e 6-4.  
 
Amanhã, vamos ter a entrada em ação de Matilde Jorge (309.ª) ela que tem como oponente Eudice Chong (374.ª), de Hong Kong. A primeira cabeça-de-série, a francesa Jessika Ponchet, 130.ª na hierarquia mundial, vai medir forças com a croata Lea Boskovic (214.ª), ao mesmo tempo que a húngara Dalma Galfi, 135.ª, segunda mais cotada no Porto esta semana, joga a continuidade com a qualifyer checa Jesika Maleckova (426.ª). 
 
Na variante de pares disputaram-se alguns encontros da primeira ronda, com as irmãs Jorge a contrariar sem problemas as compatriotas Lena Couto e Francisca Laundes, por 6-1 e 6-0.  As jovens Diana Fernandes e Matilde Novais não puderam fazer muito ante Eudice Chong (Hong Kong) e Nina Radisic (Eslovénia), que venceram por 6-0 e 6-1. Amanhã é a vez de Amalia Suciu e Angelina Voloshchuk entrarem em ação, defrontando a alemã Noma Noha Akugue e a checa Tereza Valentova.
 
As segundas favoritas da prova de pares, as especialistas Madeleine Brooks (GRB) e Isabelle Haverlag (Países Baixos) vão ter pela frente na estreia a norte-americana Tyra Caterine Grant e a italiana Matilde Paoletti.
 
O W75 Porto I está dotado com 60 mil dólares em prémios monetários e irá decorrer de 21 a 28 de Janeiro. A entrada é livre. 
 
Pode acompanhar tudo sobre as provas no site oficial www.tenis.pt e seguir as nossas redes sociais em:
https://www.facebook.com/federacaoportuguesatenis/
https://www.instagram.com/fptenis/
https://www.youtube.com/@fptenis
 
Fotografia: Eduardo Oliveira/FPT
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de março de 2025 – 13:29:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...