
Jovem canadiana de 18 anos vence o quinto torneio do ano
Foi uma final de sentido único, a que assistimos esta manhã no Complexo Desportivo do Monte Aventino, relativa ao W75 Porto III, com a canadiana Victoria Mboko a arrasar a britânica Harriet Dart em apenas dois sets, pelos expressivos parciais de 6-1 e 6-1, em apenas 54 minutos.
Muito forte desde o começo do encontro e sempre com um ritmo muito forte, Mboko cedo mostrou ao que vinha, sempre a tentar o winner e a forçar Dart a cometer muitos erros. Não foi por isso de estranhar que o primeiro set tenha durado apenas 25 minutos e se começasse a perceber que a história do jogo não ia sofrer alterações. A britânica, que era primeira cabeça-de-série aqui na invicta e é orientada pelo português João Monteiro, ainda conseguiu fazer o seu jogo de serviço no começo da segunda partida, mas ficou por aí a sua tentativa de recuperação, muito por culpa de Mboko, que, sempre com a mesma alta intensidade em cada ponto, causava muitos problemas a Dart. Assim, foram precisos mais 29 minutos para que a jovem canadiana de apenas 18 anos fechasse esta final, conseguindo o seu quinto título do ano, num registo impressionante.
O primeiro título foi ganho no W35 de Le Lamentin, depois, no W35 de Petit Bourg, no W75 de Rome (Estados Unidos) e no W35 de Manchester (em Inglaterra). Agora foi a vez da cidade do Porto ver o despontar de uma estrela do ténis que reúne todas as condições para chegar ao topo (o futuro o dirá...).
Texto: Pedro Couto
Fotografia: Eduardo Oliveira/FPT