16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Moniz e Azevedo vencem Triatlo de Lisboa. Marques e Moniz sagram-se Campeões Nacionais

Anaís Moniz e Filipe Azevedo vencem Triatlo de Lisboa
 
Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras) e Anaís Moniz (SL Benfica) foram os grandes vencedores da terceira etapa do Campeonato Nacional Triatlo 2012 que hoje se disputou na zona de Belém, em Lisboa. À partida para a derradeira etapa do Nacional já se sabia que Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça) seria o campeão masculino. Já no sector feminino Anaís Moniz estava obrigada a vencer para que a classificação apenas dependesse de si, e assim foi.
 
Filipe Azevedo nadou entre os primeiros e integrou um grupo de seis elementos que dominou o segmento de ciclismo, um segmento onde se registaram diversos furos e algumas quedas. Na corrida final, Azevedo soube gerir muito bem as suas forças, batendo Hugo Ventura (Clube dos Galitos) e Pedro Mendes (Alhandra SC).

Na competição feminina Anaís Moniz isolou-se logo no segmento de natação, cumprindo depois um bom segmento de ciclismo que lhe permitiu dilatar a vantagem para as adversárias e abordar o último segmento com alguma margem de manobra. O pódio ficou completo com Melanie Santos (Alhandra SC) e Ana Ramos (CAPGE).

Mas para além da terceira etapa do CNI, o programa do evento incluía ainda a terceira (e também última) etapa do Campeonato Nacional de Aquatlo do escalão de Juvenis. Nessa primeira prova do dia os mais rápidos a cumprir os 300 metros de natação e 2000 metros de corrida foram João Gabriel (NSC Golegã) e Alexandra Santos (CD "Águias" Alpiarça), um resultado que permite à atleta dos Águias sagrar-se Campeã Nacional de Aquatlo no escalão de Juvenis, tal como o seu companheiro de equipa Miguel Cassiano, que hoje ficou na segunda posição.

Disputou-se ainda uma Prova Aberta, na distância de 300 metros de natação, 8Km de ciclismo e 2Km de corrida na qual os vencedores foram André Dias (Sporting CP) e Érica Cardigo (CD "Os Águias" de Alpiarça). Curiosidade ainda para a participação dos Remadores Olímpicos Nuno Mendes e Pedro Fraga que, competindo numa equipa de estafetas, venceram a prova nessa categoria.

Campeonato Nacional Individual

A partida para a prova pontuável para o Campeonato Nacional Individual aconteceu pelas 12:00. No primeiro segmento (1500 metros de natação) formou-se um primeiro grupo, liderado por Rui Tenrinho (CD "Os Águias" de Alpiarça) e Pedro Gaspar (NSC Golegã) do qual faziam parte os principais candidatos ao triunfo, como era o caso de Miguel Arraiolos (CD "Os Águias" de Alpiarça), João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras), Pedro Mendes (Alhandra SC) e Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras). Deste grupo fazia ainda parte o ex-nadador olímpico Nuno Laurentino.

No segmento de ciclismo (40Km) registaram-se vários furos e algumas quedas, que ditaram o abandono de Miguel Arraiolos e José Veiga, entre outros. Na frente do pelotão masculino, o ritmo era bem vivo e apenas Rui Tenrinho, Hugo Ventura, Pedro Gaspar, Pedro Mendes, Filipe Azevedo e João Serrano se conseguiam manter na frente da prova. Para trás ficava um grupo perseguidor liderado por José Estrangeiro (AAC).

Chegados à segunda transição com pouco mais de 1 minuto e 45 segundos de vantagem para os perseguidores os seis da frente discutiram a vitória entre si. Indiferente ao forte calor e humidade que se faziam sentir, Filipe Azevedo colocou-se na frente e lentamente foi dilatando a vantagem para os adversários. Hugo Ventura mostrou capacidade de sofrimento e concluiu a prova na segunda posição. O pódio ficou completo com Pedro Mendes.

No sector feminino, a luta mais animada acabou por ser a que envolveu a terceira posição. Na frente, Anaís Moniz cavou um fosso interessante logo no segmento de natação e ao longo dos 40km de ciclismo ainda dilatou essa vantagem, para gerir essa vantagem durante a corrida final e averbar uma vitória na prova, que lhe valeu a conquista do título nacional absoluto.

Atrás dela seguia Melanie Santos que, embora perdendo tempo para a frente, conseguiu manter à distância o grupo perseguidor e assegurar o segundo lugar naquela que foi a sua primeira experiência na distância olímpica. Atrás das duas primeiras formou-se, durante o segmento de ciclismo, um grupo com Katarina Larsson (Sporting CP), Sara Tenrinho, Andreia Ferrum (ambas do CD "Os Águias" de Alpiarça) e Ana Ramos (CAPGE). Deste grupo chegou ainda fazer parte Liliana Alexandre que acabou, também ela, por se retirar da prova. Com uma excelente prestação na sua estreia na distância Ana Ramos conseguiu garantir durante a corrida a presença no pódio absoluto.

A classificação do Campeonato fica arrumada da seguinte forma:

1.Duarte Marques (CD "Os Águias" de Alpiarça) - 300
2.Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras) - 270
3.Gil Maia (Clube dos Galitos) - 265
4.Pedro Mendes (Alhandra SC) - 255
5.Hugo Ventura (Clube dos Galitos) - 242

1.Anaís Moniz (SL Benfica) - 300
2.Cecília Shinn (Garmin Olímpico Oeiras) - 265
3.Carla Mendes (A. A. São Mamede) - 245
4.Liliana Alexandre (Alhandra SC) - 150
5.Melanie Santos (Alhandra SC) - 140

  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 27 de outubro de 2021 – 11:35:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...