15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Montemor-o-Velho recebe 1ª etapa do Campeonato Nacional Individual

Algumas das competições nacionais, como é o caso do Nacional de Clube e a Taça PORterra, estão praticamente a meio. Outras, como é o caso do Campeonato Nacional Individual de Triatlo vão agora iniciar-se.

Em 2012, o mais desejado título individual do Triatlo Nacional será disputado em três etapas: Montemor-o-Velho (no próximo domingo), Aveiro (a 15 de Setembro) e Lisboa (a 7 de Outubro). Todas as provas têm o mesmo valor e no final serão consideradas as duas melhores pontuações de cada atleta.

 Anaís Moniz (Sport Lisboa e Benfica) e Pedro Laginha Palma (Clube dos Galitos) são os Campeões Nacionais em título. A primeira vai iniciar a defesa do título já em Montemor-o-Velho. Já Pedro Laginha, a recuperar de uma intervenção cirúrgica, não estará presente na prova de domingo.

O evento de domingo inclui uma Prova Aberta e a 1ª etapa do Campeonato Nacional Individual sendo uma organização conjunta da Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, do Quarteirão das Artes e dos Desportos Lda., da Ilhamar e do Hotel Abade João.

A primeira prova do dia será a Aberta, com início às 10:00, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho. Em prova, para cumprir 300 metros de natação, 11500 metros de ciclismo e 2500 metros de corrida, estarão perto de 50 atletas, muitos dos quais na jovens ou atletas na sua primeira experiência.

Pelas 11:00 é vez dos mais 160 participantes no CNI se lançarem à água para cumprir 1500 metros de natação, seguidos por 39600 metros de ciclismo e 10.000 metros de corrida. O núcleo central desta prova estará instalado no Centro Nautico de Montemor-o-Velho, por onde os atletas passam a cada uma das 6 voltas de ciclismo e dentro do qual se disputam as 4 voltas de corrida.

No sector feminino, a Campeã Nacional em título, Anaís Moniz é natural candidata ao triunfo. No role de candidatas aos lugares da frente na prova estão Katarina Larsson (Sporting Clube de Portugal), Liliana Alexandra (Alhandra SC), Cecília Shinn e Ana Teresa Machado (ambas do Garmin Olímpico de Oeiras).

No sector masculino, mesmo sem a presença de Pedro Laginha Palma, a prova apresenta um lote de candidatos extremamente interessante. Duarte Marques, Campeão Nacional em 2010, lidera a equipa dos "Águias" de Alpiarça que se apresenta com outros grandes candidatos aos lugares da frente: Miguel Arraiolos e Vasco Pessoa. A formação dos Galitos será outra das que maior presença terá na frente, apresentando-se com Gil Maia, Hugo Ventura e Tiago Maia. Outras das equipas com um bom conjunto em prova é a do Alhandra Sporting Clube, tendo em Pedro Mendes, João Amorim e Rafael Ribeiro os nomes mais sonantes. No lote de candidatos à classificação individual incluem-se ainda os nomes de Hugo Alves (CT Fundão) e da dupla do Garmin Olímpico de Oeiras, Filipe Azevedo e José Veiga.

Esta prova, para além de ser pontuável para o Campeonato Nacional Individual de Triatlo é ainda pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes, pelo que, para além do melhor resultado para si, os atletas pensarão certamente no resultado colectivo que é definido pelo somatório dos tempos dos 3 primeiros atletas de cada equipa.

À entrada para esta 9ª etapa do Nacional de Clubes a liderança está entregue ao Garmin Olímpico de Oeiras, tanto no sector masculino, como no feminino.  
 

Periodicidade Diária

domingo, 13 de junho de 2021 – 23:23:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...