15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Melanie Santos e Miguel Arraiolos vencem Triatlo de Peniche

A cidade de Peniche recebeu no sábado a 29ª edição do seu Triatlo. Organizada pela Câmara Municipal de Peniche e pela Federação de Triatlo de Portugal, o evento constitui-se como a prova de aniversário da modalidade, já que foi ali que em 1984 se realizou a primeira prova de triatlo no nosso país. Nessa ocasião o vencedor foi Paulo Carvalho.

Na tarde de sábado disputou-se uma Prova na Distância Sprint (750-20-5) na qual foram apurados os Campeões Nacionais por Grupos de Idade e os Campeões Nacionais Universitários. Miguel Arraiolos (CD "Aguias" de Alpiarça) e Melanie Santos (Alhandra SC) foram os vencedores da prova. Arraiolos conquistou também o título universitário.

O programa do evento arrancou com a realização de uma Prova Aberta, um Aquatlo na distância Super Sprint. Composta por 300 metros de natação e 2000 metros de corrida, os vencedores individuais foram Miguel Tiago Silva (Garmin Olímpico de Oeiras) e Mafalda Costa (Triatlo "os Belenenses").

Pelas 16:00 foram 320 os atletas que participaram na prova que iria decidir os Campeões Nacionais Universitários e os Campeões Nacionais nos diferentes Grupos Etários. O segmento de natação foi extremamente rápido, com Pedro Afonso Gaspar (Núcleo Sportinguista Golegã) a liderar o pelotão masculino. Atrás dele surgia um pequeno grupo liderado por João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras), onde estavam, entre outros, Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras), Gil Maia (Clube dos Galitos), João Amorim (Alhandra SC) e Tiago Maia (Clube dos Galitos). Um pouco mais atrás, e já fora do primeiro grupo estavam José Estrangeiro (AAC) e Miguel Arraiolos (CD "Águias" de Alpiarça).

Ao longo das 3 voltas que compunham o segmento de ciclismo José Estrangeiro e Miguel Arraiolos rolaran num ritmo forte, por forma a anular a desvantagem para os líderes. Algo que só aconteceu na última volta do percurso de ciclismo.

Assim que se iniciou o segmento de corrida ficavam na frente apenas José Estrangeiro, Filipe Azevedo, Miguel Arraiolos e Gil Maia. O grupo foi ganhando vantagem para toda a concorrência e já na fase final Arraiolos acelerou, isolou-se e conquistou a sua primeira vitória da temporada. Gil Maia classificou-se na segunda posição e José Estrangeiro fechou o pódio. Sendo aluno universtário na Faculdade de Motricidade Humana, Miguel Arraiolos averbou ainda o título de Campeão Nacional Universitário. Neste particular, e em termos colectivo, a vitória foi para a equipa da Associação Académica de Coimbra.

No sector feminino Melanie Santos (Alhandra SC) assumiu a liderança logo no segmento de natação. Apenas 9 segundos depois entrava no parque de transição Érica Cardigo (CD "Águias" de Alpiarça). Pouco depois, era a vez de Sara Tenrinho (CD "Águias" de Alpiarça) entrar também no Parque de Transição.

Sara Tenrinho fez uma boa transição e um bom início de ciclismo e juntou-se a Melanie Santos na liderança da prova. Nesta fase Érica Cardigo perdeu algum terreno e ficou na terceira posição. Nesta fase da prova já Rita Maria Lopes (Amiciclo) ia recuperando terreno para a concorrência, posicionando-se para lutar pelo pódio. Neste segmento registou-se ainda a queda de Sara Tenrinho. Uma queda que ditou o seu afastamanto.

Neste cenário, Melanie Santos chegou à corrida na liderança da prova e não mais perdeu essa posição. Na segunda posição, fruto de uma boa recuperação na corrida, terminou Rita Maria Lopes. No terceiro lugar do pódio ficou Érica Cardigo.

Mas os Campeões em Peniche não foram apenas os vencedores absolutos. Em disputa estavam os títulos nacionais de cada um dos escalões etários e os resultados foram os que abaixo se indicam.

16-17 anos: Melanie Santos (Alhandra SC) e Rafael Domingos (NS da Golegã)

18-19 anos: Rita Maria Lopes (Amiciclo) e Filipe Azevedo (Garmin Olímpico Oeiras)

20-24 anos: Liliana Alexandre (Alhandra SC) e Miguel Arraiolos (CD "Águias" de Alpiarça)

25-29 anos: Sofia Brites (Amiciclo) e Pedro Gomes (Garmin Olímpico Oeiras)

30-34 anos: Maria João Madeira (CT Almada) e Rodrigo Baltazar (Charity Multisport)

35-39 anos: Lénia Gamito (Louletano) e David Caldeirão (Louletano )

40-44 anos: Karin Omberg (Garmin Olímpico Oeiras) C e Nuno Patrício (CN Alvito)

45-49 anos: Madalena Caninas (CT Almada) e José Ribeiro (EC Benedita)

50-54 anos: Olívia Carmo (Veteranos do Porto) e António Horta (Praças da Armada)

55-59 anos: Carlos Cabrita (Louletano)

60-64 anos: Joaquim Patrício (CN Alvito)
  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 14 de junho de 2021 – 00:23:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...