15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Luísa Condeço 7ª no Europeu Júnior de Triatlo

Arrancou ontem em Eilat o Europeu de Triatlo. Para além dos atletas amadores (Age-Groups), que foram os primeiros a competir, estiveram em prova as atletas femininas. As Juniores competiram ao início da tarde, seguindo-se, pelas 16:00 as atletas Elite. Nas primeiras Luísa Condeço foi 7ª, Melanie Santos 14ª e Andreia Ferrum 39ª. Entre as Elites Anaís Moniz foi 24ª.
 
Juniores Femininas

Depois das boas prestações conseguidas em Quarteira esperava-se que as juniores portuguesas tivessem capacidade de estar entre as primeiras neste europeu. E assim foi. No final dos 750 metros de natação Melanie Santos era melhor colocada, integrando facilmente o grupo da liderança. Já Luísa Condeço perdeu alguns segundos mais na água mas aproveitou da melhor forma a longa corrida desde a praia até ao Parque de Transição, ocupando também ela um lugar no grupo da liderança. Por seu turno, Andreia Ferrum perdeu pouco tempo mais na natação, perdendo assim a companhia de atletas com capacidade de com ela colaborar no esforço de se aproximarem na frente.

Com o forte vento que se fazia sentir Melanie Santos e Luísa Condeço foram procurando estar atentas a todos os cortes durante os 20km de ciclismo. Atrás do grupo de 20 unidades que liderava a prova formava-se um grupo perseguidor onde as atletas alemães iam trabalhando arduamente na tentativa de anular a diferença para as líderes. Ainda assim, o entendimento na frente foi o suficiente para que o grupo das duas portuguesas chegasse isolado à segunda transição e decidissem a prova entre si.

Na corrida final, Condeço e Santos procuraram seguir o ritmo imposto pela britânica Taylor-Brown mas o ritmo era de tal forma vivo que na frente, à passagem dos 3Km, estavam apenas 6 atletas. Entre elas, incluía-se Luísa Condeço. No último retorno deram-se as acelerações decisivas e Condeço acabou mesmo por perder o seu lugar na frente. Vinda de trás, houve ainda uma das excelentes corredoras alemãs que conseguiu ultrapassar Luísa Condeço, que assim terminou na 7ª posição. Uma boa classificação, atendendo que o escalão júnior se prolonga até aos 19 anos, cumprindo ela 16 anos em 2012. O mesmo se aplica a Melanie Santos que apenas na fase final da prova não acompanhou as líderes, terminando na 14ª posição. Andreia Ferrum, mesmo sem a companhia necessária para dividir o esforço da perseguição e sofrendo um percalço com um dos sapatos de ciclismo na segunda transição, empenhou-se e terminou na 39ª posição.

Nota: ao longo do dia a organização teve dificuldades na apresentação de resultados da prova júnior, tendo sido apresentadas diferentes versões para a classificação de Melanie Santos. A presente informaão foi construída com base nas classificações apresentadas no site da ITU que, à hora da redacção desta notícia apresentavam ainda incoerências nos tempos parciais.

Elite Feminina

Como seria de esperar, a britânica Lucy Hall, a primeira a cumprir os 1500 metros de natação. Contudo, tanto Nicola Spirig como Emmie Chararayon fizeram excelentes segmentos de natação e integraram sem problema o grupo da liderança. A portuguesa Anaís Moniz não conseguiu fazer um segmento de natação ao seu nível e não integrou o grupo da liderança, um facto a que não é alheio o contacto físico que se verificou no pelotão feminíno ao longo do segmento de natação.

O vento forte e uma subida, bastante inclinada com cerca de 800 metros que é feita por 6 vezes nas provas Elite, acabou por marcar de forma significativa a prova. O ritmo imposto pelas dinamarquesas Frederikson e Perterer, pela britânica Raw e pela suíça Spirig levou a que à segunda transição chegasse um grupo com 10 unidades. Anaís Moniz chegou à transição integrada num segundo grupo perseguidor.

A prova apenas ficou decidida na corrida final. Ainhoa Murua e Nicola Spirig foram para a frente e isolaram-se, ficando Chararayon em perseguição. Nos últimos 400 metros Spirig acelerou, destacou-se e conquistou o terceiro título europeu da carreira. Murua foi segunda e Chararayon completou o pódio. Anaís Moniz cruzou a linha de meta na 24ª posição.  
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 18 de junho de 2021 – 21:41:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...