15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Luísa Condeço e Duarte Marques vencem Triatlo do Ambiente (Oeiras)

Disputou-se esta manhã a 25ª edição do Triatlo do Ambiente. O evento contou com participação de perto de 700 atletas e foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Oeiras e da Federação de Triatlo de Portugal. Na Prova Aberta sagraram-se vencedores Ana Alcaçarenho (NSC Golegã) e Miguel Cassiano (CD "Águias" de Alpiarça).

Pelas 11.00 disputou-se a 10ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes e, em simultâneo, de uma etapa do Nacional de Cadetes e de Juniores. Nesta prova os vencedores absolutos foram Duarte Marques e Luísa Condeço (ambos do CD "Águias" de Alpiarça). Colectivamente a vitória na prova coube também aos Águias de Alpiarça, tanto em femininos, como em masculinos.

O Garmin Olímpico de Oeiras foi 3º nos femininos e 2º nos masculinos mas mantém a liderança no Nacional de Clubes em ambos os géneros.

 
A primeira prova do dia foi a Prova Aberta. Uma prova disputada na distância Super-Sprint onde participaram 81 atletas no fomato de estafetas e 223 triatletas. A prova teve uma grande animação à conta, sobretudo, dos atletas mais jovens que exibiram um excelente nível desportivo. A nível individual a vitória coube a Ana Alcaçarenho (NSC Golegã) e a Miguel Cassiano (CD "Águias" de Alpiarça). Colectivamente foram vencedores o Garmin Olímpico de Oeiras (nos masculinos) e o Alhandra Sporting Clube (nos femininos). De entre as 27 equipas de estafetas que participaram na prova os vencedores foram os "Torpedos da Linha".
 
Pelas 11.00 foram 373 os atletas que se lançaram à àgua para cumprir os 750 metros de natação desenhados na Praia da Torre. A partida constituiu um momento de grande espectacularidade com os perto de 400 atletas a correram para a àgua. Apesar de o segmento de natação ter sido extremamente disputado as diferenças que se registaram não foram determinantes para a definição dos vencedores. Na frente da prova msculina surgiam Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça), Pedro Gaspar (NSC Golegã) e João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras) mas com um numeroso grupo imediatamente atrás deles. No sector feminino, as diferenças à saída da água foram igualmente muito curtas e permitiram que Andreia Ferrum, Luísa Condeço, Sara Tenrinho (as três do CD "Águias" de Alpiarça) e Melanie Santos (Alhandra SC) integrassem o mesmo grupo.
 
Ao longo dos 20km de ciclismo não se produziram alterações de maior nem no sector masculino, nem tão pouco no feminino, onde o lote de candidatas ao triunfo aumentou à conta da recuperação de Katarina Larsson (Sporting CP). Neste segmento a nota de destaque foi mesmo a velocidade muito elevada a que a prova foi disputada. Neste cenário, a decisão da prova ficou adiada para os 5km de corrida finais.
 
Logo que se iniciou a corrida foi Duarte Marques quem se colocou na frente e imprimiu um ritmo que poucos puderam seguir. No lado feminino, Luísa Condeço e Melanie Santos também se isolaram da sua concorrência logo no arranque do segmento. No final da primeira volta, das duas que compunham o segmento final, eram João Amorim (Alhandra SC) e Duarte Marques que pareciam melhor colocados para discutir a vitória. No entanto, Marques atacou, isolou-se e venceu a sua quarta prova consecutiva. No segundo lugar, com uma excelente 2ª volta, classificou-se João Serrano e o pódio ficou completo com o atleta brasileiro Rafael Fonseca.
No sector feminino, a prova também só se decidiu na recta final com Luísa Condeço a superiorizar-se a Melanie Santos. Andreia Ferrum completou o pódio feminino.
 
Em termos colectivos a vitória coube ao CD"Águias" de Alpiarça, tanto em masculinos, como femininos. Nos homens o pódio ficou completo com o Garmin Olímpico de Oeiras e Alhandra SC. Nas senhoras o Alhandra SC foi 2º e Garmin Olímpico de Oeiras foi 3º.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 14 de junho de 2021 – 00:28:47

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...