15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Pereira e Miguel Arraiolos conquistam Ouro e Prata no Campeonato Ibero-Americano

Disputou-se ontem em Vila Velha, no Brasil, o Campeonato Ibero-Americano de Triatlo. A prova foi disputada na distância sprint tendo João Pereira e Miguel Arraiolos sido os representantes nacionais na prova e o seu desempenho não poderia ter sido mais positivo: João Pereira conquistou o Ouro (e o primeiro título absoluto da sua carreira) e Miguel Arraiolos a Prata.

O Campeonato Ibero-Americano de Triatlo foi este ano integrado no mais antigo triatlo brasileiro, e que ali é conhecido como o "Triatlo do Exército". A prova tem na Praia de Itaparica o seu núcleo central. Disputada na distância de 750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida a prova apresentou este ano condições de mar algo duras, mas os restantes segmentos mantiveram o perfil rápido.

No sector masculino, os muitos espectadores apostavam no Campeão Pan-Americano 2011 Reinaldo Colluci para a conquista do título. No entanto, logo no segmento de natação os dois atletas nacionais mostraram-se muito bem, apesar do grande contacto físico que o mar agitado ia promovendo. Miguel Arraiolos era o primeiro dos portugueses à saída da água, na quarta posição, logo seguido por João Pereira.

"Depois, na bicicleta, fizemos uma volta muito forte porque o pelotão todo partido devido ao mau estado do mar. Finalmente, na segunda volta juntou-se um grupo com cerca de 20 unidades, onde já estava o Reinaldo Collucci. A partir dai, o ciclismo foi todo aos esticões" comentou João Pereira após a prova.

Após a segunda transição João Pereira até nem estava bem colocado, mas depois "ele [João] arrancou a 2'40'' [por quilómetro] e quando olhámos para trás já só estávamos os dois na frente", disse Miguel Arraiolos. "Foi lindo, ficámos bastante animados e até ao final não perdemos mais tempo". O pódio final ficou completo com o atleta brasileiro Fábio Carvalho.

João Pereira esteve na luta por uma presença nos Jogos Olímpicos Londres até ao último instante da qualificação. Terminou essa qualificação na 39ª posição do ranking mundial, mas fora dos eleitos devido ao facto de Portugal ocupar a 9ª posição por países. No currículo de João Pereira destacam-se as Medalhas de Bronze conquistadas no Campeonato do Mundo de Triatlo Sub23 (2009) e na Taça do Mundo de Triatlo de Holten (2010). Na categoria Elite este é seu primeiro título.

Miguel Arraiolos tem no currículo vários resultados de relevo: foi Vice-Campeão da Europa de Triatlo Sub23 (em 2008) e Bronze no Europeu de Duatlo em 2010. Na temporada passada conquistou o título Europeu do escalão Sub23 também na modalidade de Duatlo e ainda o Bronze no Campeonato do Mundo. Este é o seu primeiro ano na categoria Elite.
  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 18 de junho de 2021 – 21:23:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...