15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Gavião e Abrantes recebem Taça PORterra

Concluída que está a luta pelo Campeonato Nacional de Clubes, outra competição por etapas atrai a atenção de clubes e atletas, a Taça da Portugal PORterra. Este fim-de-semana, estarão em disputa duas etapas dessa competição. No sábado, no Gavião, estará em disputa um Triatlo Cross e no domingo, em Abrantes, realiza-se um Duatlo Cross. Este último recebe o nome de João Campos, o malogrado duatleta das Selecções Nacionas, que era natural de Abrantes.

Disputadas que estão quatro etapas da Taça da Portugal PORterra (Jamor, Lezírias, Ourém e Castanheir de Pêra) a competição é liderada pelo CD “Os Águias” de Alpiarça no sector feminino e pelo Garmin Olímpico de Oeiras no masculino.

Triatlo do Gavião

A 5ª etapa desta competição terá lugar no Gavião, com o segmento de natação a ser disputado em pleno Rio Tejo e com os restantes desenhados nas imediações da Barragem do Fratel. O evento é organizado pela Fundação INATEL e pela Câmara Municipal de Gavião, em colaboração com a Federação de Triatlo de Portugal, incluindo ainda uma Prova Aberta, a disputar na distância SuperSprint.

A partida para a prova Aberta irá acontecer pelas 15:00. O percurso a cumprir é composto por 300 metros de natação, 9000 metros de natação e 3000 metros de corrida.

Pelas 16:30 será a vez dos atletas se lançarem à água para os 750 metros que compõem o primeiro segmento da prova. Segue-se um percurso de BTT, na extensão de 15000 metros. O percurso será em linha e composto essencialmente por terra batida, embora com um troço em asfalto e apresenta um desnível vertical considerável.

A prova terminará com 5000 metros de corrida, num percurso linear, ao longo do Rio Tejo e com bastantes zonas técnicas, motivo pelo qual se aconselha a utilização de calçado com maior amortecimento que os ténis de competição habituais.

No sector feminino, as atletas do Amiciclo, Andreia Lopes, Rita Maria Lopes e Sofia Brites repartem o favoritismo. Para além de bons resultados individuais o clube de Grândola procurará certamente melhorar o terceiro posto na classificação da Taça.

No sector masculino, a luta promete ser bastante animada, tanto a nível individual, como coletivo. Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras), João Ferreira (CD “Os Águias” de Alpiarça) e Rafael Gomes (Sporting CP) a par das fortes formações do Núcleo Sportinguista da Golegã (com Rafael Domingos, Diogo Rosa e Octávio Vicente) e Amiciclo (com Rui Dolores e Joaquim Carlos Lopes) prometem manter os resultados em aberto até ao último momento.


Duatlo de Abrantes

No dia seguinte (domingo), em Abrantes, a partir das 10.30 arranca a 6ª etapa da Taça de Portugal PORterra. A prova será disputada na distância Sprint, compreendendo 4.900 metros na primeira corrida, 20.500 metros no segmento de BTT e 2.450 metros na segunda corrida. O epicentro da prova estará instalado no Parque Urbano São Lourenço.

Para além dos pontos jogo na etapa, a prova presta tributo ao malogrado atleta João Campos, um dos melhores duatletas nacionais da história da modalidade e que era natural de Abrantes.

No sector feminino, a formação do Amiciclo (com Sofia Brites, Rita Maria Lopes e Andreia Lopes) terá de contar com forte oposição por parte das formações do Garmin Olímpico de Oeiras (com Ana Sofia Henriques, Susana Pontes e Susana Almeida) e do Núcleo Sportinguista da Golegã (com Joana Fragata, Mª do Céu Nunes, Mónica Fernandes e Isabel Calixto)

Nos masculinos, tal como no dia anterior, a luta será muito renhida. O Garmin Olímpico de Oeiras, por intermédio dos experientes Custódio António, Marco Costa e Luís Almeida procurará controlar a prova. No entanto, a competir muito perto de casa os homens do NSC Golegã procurarão demonstrar a sua capacidade enquanto conjunto, contando para isso com Diogo Rosa e Octávio Vicente. Aos atletas destas formações juntam-se ainda os nomes de Rafael Gomes (Sporting CP), João Ferreira (CD "Os Águias" de Alpiarça), Rui Dolores e Joaquim Carlos Lopes (ambos do Amiciclo) como candidatos aos primeiros lugares.

A organização deste II Duatlo BTT de Abrantes “João Campos” está a cargo da Câmara Municipal de Abrantes e da Federação de Triatlo de Portugal.
  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 16 de junho de 2021 – 22:53:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...