15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Duarte Marques e Vanessa Pereira sagram-se Campeões Nacionais de Triatlo Longo

S. Jacinto (Aveiro) recebeu ontem um pelotão numeroso e de grande qualidade para ali disputar o Campeonato Nacional de Triatlo Longo. Os grandes protagonistas do dia foram Vanessa Pereira - que renovou o seu título nacional - e Duarte Marques, que se estreou da melhor forma em provas de longa distância.


Também em S. Jacinto, mas no sábado, disputou-se a 5ª etapa do Campeonato Nacional Jovem. Tal como a prova dos adultos também o Nacional Jovem foi extremamente participado e animado. Colectivamente a vitória coube ao Núcleo Sportinguista da Golegã, que assim reforçou a sua liderança na competição.

O primeiro dos dois dias de competição foi dedicado aos atletas mais jovens. Em disputava estava mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem. O entusiasmo do mais novos foi contagiante e resultou num excelente espectáculo desportivo.


Nesta etapa competiram atletas dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis. O Núcleo Sportinguista da Golegã foi o clube vencedor. Na segunda posição classificou-se o Clube de Natação de Torres Novas e o Alhandra Sporting Clube fechou o pódio das equipas jovens. No total foram 22 as formações presentes nesta prova do CNJ.

No domingo, logo pelas 08.00, foi dado o tiro de partida para o Campeonato Nacional de Triatlo Longo 2012. O desafio a cumprir pelos mais de 250 participantes consistia de 1900 metros de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. Tal como se previa, o triatleta olímpico (nos Jogos Olímpicos de Pequim) Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça) que fazia a sua estreia em provas de longa distância, destacou-se de toda a concorrência logo no segmento de na natação. Atrás dele, surgiam Vasco Pessoa (CD "Águias" de Alpiarça), José Estrangeiro (AAC), Pedro Gomes (Garmin Olímpico de Oeiras), David Caldeirão (Louletano) e Sérgio Marques (Charity Multisport).

Ao longo dos 90km de ciclismo, divididos em 4 voltas, Duarte Marques continuou a ganhar tempo para toda a concorrência. O seu parcial de ciclismo foi de 2h13m58s, menos de um minuto que os seus principais adversários. Atrás de Duarte Marques a luta era intensa. José Estrangeiro, Vasco Pessoa, Pedro Gomes, Sérgio Marques e Sérgio Dias (Núcleo Sportinguista da Golegã) estavam muito próximos e todos os cenários estavam em aberto para os 21km de corrida finais.

Duarte Marques geriu o seu esforço de forma inteligente e não registou qualquer quebra ao longo dos 21km de corrida. No total, o atleta de Rio Maior precisou de apenas 3h54m para cumprir os 1900 metros de natação, os 90km de ciclismo e 21km de corrida. Na segunda posição, a 3m56s, classificou-se José Estrangeiro depois de uma luta muita acesa e várias trocas de posições com Vasco Pessoa (3º a 5m20s do vencedor). Nos lugares seguintes classificaram-se Sérgio Dias e Pedro Gomes, que, fruto da participação no Ironman Texas (foi 10º) há apenas uma semana, quebrou bastante fase final da prova. O Campeão Nacional de Triatlo Longo 2011, Rafael Gomes (Sporting CP) terminou a prova na 6ª posição. Refira-se ainda que Sérgio Marques se retirou da prova durante o segmento de corrida, também ele desgastado pelo Ironman que fez há uma semana em Lanzarote (foi 3º classificado).

No sector feminino, a Campeã Nacional de Triatlo Longo em título, Vanessa Pereira (Charity Multisport) assumiu a liderança da prova durante o segmento de ciclismo e não mais a perdeu. No final dos 1900 metros de natação era Sónia Quintela (Núcleo Sportinguista da Golegã) quem surgia na frente da competição. Dois minutos depois surgia Vanessa Pereira e a na terceira posição colocava-se Cecília Shinn (Garmin Olímpico de Oeiras).

No segmento de ciclismo, Vanessa Pereira anulou a vantagem de Sónia Quintela, assumiu a liderança e ainda construiu uma vantagem interessante sobre a concorrência. Nas posições imediatas não se registaram alterações.

No segmento de corrida, Sónia Quintela ainda se voltou a aproximar de Vanessa Pereira mas não o suficiente para a impedir de revalidar o título nacional. O pódio ficou completo com Cecília Shinn. A quarta posição pertenceu a Sofia Brites (Amiciclo) e Sara Reis (AMCR Fonte Grada) completou o pódio.

Esta prova registou uma participação muito interessante não de apenas atletas nacionais mas também de atletas do país vizinho. Entre eles, são muitos os Age-Groupers que vão afinando a preparação para nos mês de Julho marcarem presença no Campeonato do Mundo de Triatlo em Vitóra (Espanha). Antes disso, a ilha da Madeira recebe outra prova nesta distância. Esse Triatlo Longo Laurisilva terá lugar a 24 de Junho e é uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes.

O III Triatlo Longo de Aveiro foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Aveiro e da Federação de Triatlo de Portugal.  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 18 de junho de 2021 – 20:47:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...