15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

CN Clubes: Vila Viçosa com recorde de participantes

É já no próximo domingo que Vila Viçosa recebe a 15ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes. Será uma prova muito especial, já que é disputada num formato menos habitual. A distância a cumprir é a Olímpica (1500-40-10), mas desta feita não será permitido o drafting no segmento de ciclismo.

Em 2011 os vencedores da prova foram Bárbara Clemente e Hugo Ventura. Este ano, a prova terá um número recorde de participantes, embora entre eles não estejam os vencedores na época transacta. Presença significativa na prova terão os adeptos da longa distância que, dentro de duas semanas, irão disputar em Vitória-Gasteiz (Espanha) o Campeonato do Mundo de Triatlo Longo.

No arranque para esta 15ª etapa do Nacional de Clubes a classificação está organizada da seguinte forma:

Femininos

1.Garmin Olímpico de Oeiras, 3040
2.Alhandra Sporting Club, 2630
3.C. D. "Os Águias" de Alpiarça, 2310
4.Núcleo Sportinguista da Golegã, 1280
5.G.D.R. Manique de Cima, 1170
 
Masculinos

1.Garmin Olímpico de Oeiras, 3190
2.Alhandra Sporting Club, 3050
3.C. D. "Os Águias" de Alpiarça, 2990
4.Núcleo Sportinguista da Golegã, 2740
5.Clube dos Galitos, 2510

Em prova estarão mais de 180 atletas, representando 40 clubes, alguns dos quais da vizinha Espanha. No sector feminino uma das naturais candidatas ao triunfo é a atleta do Sport Lisboa e Benfica, Anaís Moniz. Uma boa nadadora e ciclista, que seguramente procurará tirar bom partido dos duros 40km de ciclismo - a cumprir a solo, não sendo permitido aos atletas andar em grupo e "abrigarem-se" atrás dos companheiros. Outra candidata aos lugares de topo é Vanessa Pereira (Charity Multisport), a Campeão Nacional de Triatlo Longo, que seguramente tentará partida da sua experiencia em provas sem drafting para bater as adversárias. Katarina Larsson (Sporting CP), Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras) e Liliana Alexandre (Alhandra Sporting Club) são boas corredoras, e tentarão jogar as suas cartas nos, também, difíceis 10km de corrida finais, onde o calor alentejano colocará à prova a capacidade de todos. A internacional espanhola Miriam Casillas (Triatlón Ferrol) deverá estar também entre as candidatas aos lugares de pódio.

O pelotão masculino estará igualmente recheado de atletas que dentro duas semanas vão representar Portugal no Campeonato do Mundo de Triatlo Longo. Em prova estarão também muitos atletas das Selecções Nacionais, alguns dos quais na sua primeira experiencia em provas com estas características, que irão certamente trazer uma grande animação e imprevisibilidade ao resultado.

A selecção de valores deverá começar a fazer-se logo nos 1500 metros de natação, disputados na Barragem de Luceficit. Nesse primeiro segmento esperam-se que Rui Tenrinho, João Serrano, Vasco Pessoa e Filipe Azevedo se coloquem na liderança da competição. Ao longo dos 40km de ciclismo, muito oscilantes, deverão registar-se várias mudanças de cenário já que os mais experientes neste tipo de competição irão procurar anular eventuais desvantagens. Atletas como João Ferreira (CD "Águias de Alpiarça), Pedro Gomes (Garmin Olímpico Oeiras), Márcio Neves (Peniche AC), Sérgio Dias (NSC Golegã), José Veiga (Garmin Olímpico de Oeiras e já vencedor em Vila Viçosa), Rodrigo Baltazar (Charity Multisport) e ainda Diogo Custódio (Sporting CP) deverão surgir perto da frente no final do segmento de ciclismo.

O segmento de corrida final, na extensão de 10km e com várias inclinação e alguma variedade de pisos, deverá servir para apurar a classificação. 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 14 de junho de 2021 – 00:05:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...