18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ana Ramos e Pedro Mendes vencem Triatlo de Esposende

No segundo dia do programa do Triatlo "Esposende um Previlégio da Natureza" disputou-se uma prova na distância sprint pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, constituindo a sua 9ª etapa.
 
Disputada sob condições atmosféricas verdadeiramente tempestuosas as vitórias só decidiram nos 5.000 metros de corrida finais, que Pedro Mendes e Ana Ramos usaram da melhor forma para se distanciarem da concorrência.
 
Em termos colectivos as vitórias pertenceram ao Sport Lisboa e Benfica nos homens e ao C.D. "os Águias" de Alpiarça no lado feminino.
 
Recorde-se que na tarde de sábado se disputou a 12ª etapa do Campeonato Nacional Jovem e uma Prova Aberta. Na primeira, a vitória pertenceu ao Clube de Natação de Torres Novas, um resultado que faz animar ainda mais a luta pelo título jovem quando fica por disputar apenas uma etapa. Seguiram-se o GAF - Escola de Triatlo de Fátima e Alhandra SC. Na Prova Aberta os vencedores foram Márcia Rodrigues (GAF-Escola de Triatlo de Fátima) e Marco Sousa (C.N. Torres Novas).
O tiro de partida para a prova de DOMINGO foi dado pelas 11.45 já sob chuva e vento intenso. Apesar de mais longo do que o habitual (teve uma extensão de 800 metros), o segmento de natação foi disputado com corrente a favor favorecendo a progressão dos atletas.
 
Assim que os primeiros atletas chegaram ao Parque de Transição a chuva começou a cair de forma copiosa, dificultando bastante o arranque para o segmento de ciclismo. Fortemente empenhados, todos os atletas se mantiveram em prova e lutaram contra o forte vento.
Na frente da competição formava-se um grupo com 7 atletas masculinos. Eram eles Pedro Eloy Martin (CT Perosinho), João Oliveira (Clube dos Galitos), Rafael Domingos, Luís Pedro Ferreira, Pedro Mendes (os três do SL Benfica), Ruben Tavares (Alhandra SC) e Ricardo Jorge (CD "os Águias" de Alpiarça). Por seu turno, sem conseguir despir o fato isotérmico após a natação, Miguel Arraiolos viu-se afastado da luta pelas primeira posições.
 
O grupo da frente era perseguido de perto por um trio composto por João Ferreira (Sporting CP), Francisco Machado (SL Benfica) e Luís Gabriel Monteiro (Alhandra SC), que apesar do forte empenho chegou à segunda transição com pouco menos de um minuto de desvantagem. Mais atrás iam-se formando grupos cada vez maiores à conta de um percurso de ciclismo plano e rápido.
 
Desta forma, a prova só se decidiu nos 5.000 metros de corr!ida finais com o Pedro Mendes a destacar-se logo nos primeiros metros. O atleta galego do Clube de Triatlo de Perosinho foi quem mais perto ficou do bracarense do SL Benfica, arrebatando o segundo lugar. O ainda júnior Rafael Domingos completou o pódio masculino.
 
No lado feminino, Melanie Santos (Alhandra SC) era a líder à saída da água, com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre Ana Ramos (CAPGE), Carolina Silva (A.A. S.Mamede), Érica Cardigo e Vitória Oliveira (ambas do CD "os Águias" de Alpiarça). Seguiam-se Ana Alcaçarenho (NSC Golegã), Maria Eduarda Vidigueira CD "os Águias" de Alpiarça e Rita Maria Lopes (Amiciclo).
 
As duas da frente cumpriram um segmento de ciclismo de bom nível, dilatando a vantagem para um grupo de cinco perseguidoras que lutaram entre si pelo terceiro lugar do pódio. Na corrida final, Ana Ramos mostrou-se mais forte e relegou Melanie Santos para o segundo lugar do pódio. Rita Maria Lopes esteve à altura das credenciais de boa corredora e arrebatou o terceiro lugar absoluto.
 
Com três homens no top5, o Sport Lisboa e Benfia venceu a classificação colectiva e aproximou-se do CD "os Águias" de Alpiarça, o líder do Nacional de Clubes de Triatlo. O pódio ficou completo com o Alhandra Sporting Clube e Garmin Olímpico de Oeiras. No sector feminino, o CD "os Águias" manteve a invencibilidade no Nacional de Triatlo e relegou a Associação Académica de São Mamede para a segunda posição. 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:18:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...