18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Anaís Moniz e Duarte Marques vencem 1ª etapa do Nacional Individual de Triatlo

Montemor-o-Velho recebeu esta manhã a primeira etapa do Campeonato Nacional 2012. Uma prova disputada na distância olímpica e que foi simultâneamente pontuável para o Nacional de Clubes (9ª etapa).
 
A título individual Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça) foi o mais forte de um grupo de pouco mais de 10 elementos que se manteve compacto ao longo da natação e ciclismo. Miguel Arraiolos (CD "Águias" Alpiarça) e Pedro Mendes (Alhandra SC) completaram o pódio. No sector feminino, Anaís Moniz (SL Benfica) liderou a prova desde o seu início, iniciando da melhor forma a defesa do título nacional. Nos lugares imediatos ficaram Katarina Larsson (Sporting Clube de Portugal) e Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras).
 
Colectivamente, a vitória feminina coube ao Garmin Olímpico de Oeiras que reforçou a liderança do Nacional de Clubes. No lado masculino, a vitória coube aos "Águias" de Alpiarça, seguido por Alhandra Sporting e Clube dos Galitos. O Garmin Olímpico de Oeiras foi 4º mas mantém a liderança do Nacional de Clubes.
 
O dia ficou marcado por condições climatéricas algo difíceis e que foram responsáveis por diversas quedas e furos.
A primeira prova da manhã foi uma Prova Aberta, disputada na distância Super-Sprint. Com muitos dos jovens atletas das Selecções Nacionais presentes, a competividade foi grande. Nos masculinos, só mesmo na fase final João Ferreira (CD "Águias" de Alpiarça) se superiorizou a Rafael Domingos (NS Golegã) e Rui Tenrinho (CD "Águias" de Alpiarça). Nos femininos Melanie Santos (Alhandra SC) foi líder desde o primeiro instante. O pódio ficou completo com Sofia Dias (AAC) e Ana Sofia Carvalheira (AA São Mamede).
 
Pela 11.00 arrancou a prova a pontuável para o Campeonato Nacional Individual (1ª das 3 etapas que vão ditar os Campeões Nacionais Individuais 2012) e Campeonato Nacional de Clubes (9ª etapa). Nos 1500 metros de natação não se produziram grandes diferenças na prova masculina. Na frente ficava um grupo com 13 unidades com praticamente todos os candidatos aos lugares da frente. A excepção era José Veiga (Garmin Olímpico de Oeiras).
 
Já no sector feminino Anaís Moniz usou o segmento de natação para construír uma vantagem sobre confortável sobre as suas perseguidoras imediatas: Liliana Alexandre (Alhandra SC) e Katarina Larsson (Sporting CP).
 
Ao longo dos 40km que compunham o segmento de ciclismo não houve grandes alterações na frente. Registaram-se diversas tentativas de fuga mas sempre sem sucesso. Neste segmento aconteçaram alguns furos, um dos quais ditou o abandono de Hugo Alves (CT Fundão), que fazia parte de liderança.
 
No segmento e ciclismo, Anaís Moniz continuou a aumentar a vantagem sobre Katarina Larsson, que entretanto havia anulado a desvantagem para a segunda classificada, Liliana Alexandre.
 
Logo que se iniciaram os 10km de corrida finais Gil Maia (Clube dos Galitos) colocou-se na frente e só Pedro Mendes, Duarte Marques e, mais tarde, Miguel Arraiolos o conseguiam seguir. Com o avançar dos km's foi o próprio Maia quem cedeu, abrindo caminho para o ataque decisivo de Duarte Marques, que com esta vitória lança uma séria candidatura ao título nacional 2012. Com uma boa fase final Miguel Arraiolos conquistou o segundo lugar, seguindo-se, o ainda sub23, Pedro Mendes.
 
Por seu turno, Anaís Moniz geriu a corrida da melhor forma e averbando uma importante vitória rumo à revalidação do título. Já na corrida Liliana Alexandre retirou-se da prova a contas com uma lesão, permitindo a Katarina Larsson ficar com segundo lugar. O pódio ficou completo com Ana Teresa Machado.
 
Com a vitória colectiva hoje alcançada no sector feminino o Garmin Olímpico de Oeiras reforça a sua liderança no Nacional de Clubes. Nos masculinos, Olímpico Oeiras também mantém a liderança, pese embora tenha terminado a prova de hoje na quarta posição, atrás do CD "Águias" de Alpiarça, Alhandra Sporting Club e Clube dos Galitos.
 
Aprova de hoje foi uma organização da Federação de Triatlo de Portugal, com os apoios da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Ilhamar, Quarteirão das Artes e dos Desportos e do Hotel Abade João.  
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 16:25:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...