15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

VI Triatlo Cidade de Aveiro disputa-se sábado e domingo

É já no próximo fim-de-semana que se disputa a 6ª edição do Triatlo de Aveiro. Um evento que acolhe este ano, e pela primeira vez, uma competição internacional. Assim, ao longo do fim-de-semana disputar-se-á a 10ª etapa da Taça da Europa de Triatlo Júnior, o Campeonato Nacional Individual e ficará ainda decidido o Campeonato Nacional de Clubes.

A primeira das provas será a 10ª etapa da Taça da Europa e inicia-se pelas 12:45, com a disputa da prova feminina. Aquando da primeira etapa, disputada em Quarteira, no início de Abril, as portuguesas Melanie Santos e Luísa Condeço discutiram a vitória com a britânica Sky Draper. Em Aveiro, as três voltam a defrontar-se. No entanto a luta pelo pódio será mais aberta, já que a também britânica Maddie Winzer (GBR) e a eslovaca Ivana Kuriačková prometem estar na luta pela primeiras posições.

O pelotão masculino inicia a sua prova, também disputada na distância sprint (750-20-5). Em prova estarão com 38 atletas e a luta promete ser renhida. Com um numeroso contigente de atletas, Grã-Bretanha e Portugal poderão tirar algum partido de estratégias colectivas.

Cameron Milne, Marc Austin, Gordon Benson e Grant Sheldon representam a nova geração de atletas britânicos. De entre estes destaca-se Milne que tem vindo consistentemente a obter resultados de pódio. Vindos de uma vitória na etapa de Bled (Rússia), os Belgas Christophe de Keyser e Erwin Vanderplancke estarão certamente muito motivados repetir o feito.

Por seu turno, Portugal conta com uma formação composta por atletas com características muito diferentes: Pedro Gaspar, Filipe Azevedo ou Rui Tenrinho terão francas possibilidades de estar entre os primeiros à saída da água e a partir dai gerirem a prova. No entanto, como se viu na etapa de Quarteira, a prova poderá decidir-se apenas na corrida final e tal como ali aconteceu, poderão ser atletas com as características de Francisco Machado, ou João Ferreira a surgir nas primeiras posições.

Campeonato Nacional Individual

Pelas 16:30 arranca a 2ª etapa do Campeonato Nacional Individual de Triatlo. Uma prova a disputar na distância olímpica (1500-40-10) é, em 2012, composto por três etapas (Montemor-o-Velho, Aveiro e Lisboa), sagrando-se vencedor o atleta que, em cada um dos géneros, obtenha a maior pontuação em duas dessas três provas. Em 2011, os Campeões Nacionais foram Anaís Moniz (SL Benfica) e Pedro Laginha Palma (Clube dos Galitos).

Disputada que está a primeira etapa desta competição a classificação do Nacional Individual é a seguinte:

1 - Anaís Moniz (SL Benfica) - 150 pontos

2 - Katarina Larsson (Sporting Clube de Portugal) - 140 pontos

3 - Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras) - 130 pontos

1 - Duarte Marques (CD "Os Águias" de Alpiarça) - 150 pontos

2 - Miguel Arraiolos (CD "Os Águias" de Alpiarça) - 140 pontos

3 - Pedro Mendes (Alhandra SC) - 130 pontos

Desta forma, a etapa de Aveiro poderá ser decisiva na atribuição dos títulos nacionais 2012. Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça) estará a competir em Aveiro com o objectivo de sentenciar a competição. No entanto, a tarefa não será fácil, uma vez que o Campeão Nacional em título Pedro Laginha Palma (Clube dos Galitos) inicia aqui a sua defesa. Outros dos que se poderão intrometer na luta pelos lugares cimeiros serão certamente Gil Maia (Clube dos Galitos), João Serrano, Pedro Gomes (ambos do Garmin Olímpico de Oeiras) e Vasco Pessoa (CD "os Águias" de Alpiarça). Pese embora não pontuem para o Campeonato Nacional Individual, porque não têm nacionalidade portuguesa, a prova vai ainda contar dois outros candidatos aos lugares da frente: os atletas brasileiros Bruno Matheus e Paulo Júnior, ambos ao serviços dos Águias de Alpiarça.

No sector feminino, Anaís Moniz (SL Benfica) não irá marcar presença na prova, pelo que o título será decidido na prova de Lisboa, no final do mês. Desta forma, Liliana Alexandre (Alhandra SC), Bárbara Clemente e Cecília Shinn, ambas do Garmin Olímpico de Oeiras, bem como Sofia Hipólito (Alhandra SC) e Carla Mendes (AA S. Mamede) deverão estar na luta pelas primeiras posições. Tal como sucede na competição masculina, a prova contará com duas outras candidatas ao pódio: a atleta olímpica brasileira Pamella Oliveira, bem como a sua compatriota Estefanie Bender.

Campeonato Nacional de Clubes (Sábado, 16:30 e Domingo, 10:00)

Esta competição é, na temporada 2012, composta por 19 etapas. O arranque aconteceu no mês de Março, no Duatlo de Arronches e a derradeira etapa acontece em Aveiro. A classificação final resultará da soma das 16 melhores pontuações obtidas ao longo das 19 etapas, acrescidas de um 17º resultado que decorre das prestações de cada clube no Campeonato Nacional Jovem de Clubes.

Ao cabo das 17 etapas já disputadas a classificação é a seguinte:

Femininos

1 - Garmin Olímpico de Oeiras - 3640 pontos

2 - Alhandra Sporting Clube - 3390 pontos

3 - CD "Os Águias" de Alpiarça - 2730 pontos

Masculinos

1 - Garmin Olímpico de Oeiras - 3910 pontos

2 - CD "Os Águias" de Alpiarça - 3760 pontos

3 - Alhandra Sporting Clube - 3500 pontos

O CNC ficará decidido em Aveiro, local onde se disputam as suas duas últimas etapas. Desta forma, os resultados da 18ª etapa serão os resultados colectivos (que resultam da soma dos tempos dos 3 primeiros atletas de cada equipa) registados na prova de sábado à tarde. No domingo, a partir das 10.00, tem lugar uma prova de estafetas, pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes. Nesta prova os clubes competem com equipas de três elementos, cumprindo cada atleta uma prova na distância Super-Sprint (300-8-2) e passa o testemunho ao colega de equipa. O terceiro elemento cruzará a linha de meta, definindo o resultado da equipa.

Tanto a 18ª, como a 19ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes têm peso acrescido na classificação final. A ponderação é de dupla.
  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 18 de junho de 2021 – 22:17:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...