18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Gala Fé no Triatlo 2020 e Livro ’30 anos de Triatlo’

 

No dia 24 de abril realizou-se a Gala Fé no Triatlo 2020, evento que ocorreu num formato diferente do habitual.

 

O sítio escolhido foi a Tribuna de Honra do Estádio Nacional que recebeu os convidados com a devida distância de segurança, num espaço amplo, seguro e coberto.

 

 

Este evento pretendeu registar duas importantes circunstâncias. A atribuição das Menções Honrosas a marcas e entidades que apoiaram Federação de Triatlo de Portugal ao longo de um ano atribulado e o lançamento do livro intitulado ‘30 anos de Triatlo’, uma obra que relata as histórias de atletas, desde os pioneiros até à atualidade. Histórias dentro da história do triatlo que, apesar de ser uma modalidade recente, tem já tantas aventuras para contar.

 

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, afirmou que «vale a pena realçar o melhor e mais positivo deste ano, a capacidade de adaptação transformando as ameaças em oportunidades». O presidente da FTP destaca o esforço empreendido por todos com o objetivo de dinamizar o Triatlo, que é mérito da própria modalidade e da forma como se desenvolve, mas também do esforço de todos os envolvidos. «Quisemos aproveitar a oportunidade para agradecer a todos aqueles que tudo fizeram para que o desporto se mantivesse. O Governo, entidade de cúpula, mas também as câmaras municipais que nos permitiram dinamizar o Triatlo com a organização de provas, abrindo as suas portas para uma nova realidade.» Seguindo as regras institucionais e cumprindo os requisitos necessários foi possível com a ajuda destas entidades concretizar o calendário da melhor forma, numa altura em que as recomendações eram de suspensão de eventos desportivos ou de condicionamento da sua realização.

 

Vasco Rodrigues enalteceu também as marcas patrocinadoras que continuaram o seu apoio, fazendo questão de incluir o Triatlo nas suas prioridades e não se esqueceu dos envolvidos na modalidade: «Os atletas e treinadores tiveram também um esforço incrível para reinventarem os seus objetivos, os clubes pela resiliência que mostraram em mostrar presença desde o primeiro momento e todo o staff, desde colaboradores a funcionários, que se empenharam fortemente desenvolvendo um trabalho de equipa extraordinário», reforça o presidente da Federação de Triatlo de Portugal.

 

No alto rendimento, um feito histórico coloca Portugal como vice-campeão mundial da modalidade, com Vasco Vilaça a subir ao segundo lugar mais elevado do pódio do Campeonato do Mundo, «além de excelentes resultados de atletas também jovens, o que me deixa extremamente orgulhoso, como Ricardo Batista, Alexandre Montez, entre outros».

 

 

Atribuição de Menções Honrosas:

 

Marca Onda;

Santa Casa da Misericórdia, recebendo o troféu Nuno Barata, da Direção de Comunicação e Marcas, em nome do em nome do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. Edmundo Martinho;

Travel Quality, Viagens e Turismo, recebendo o troféu Luísa Sequeira, Diretora Executiva;

Presidente da Junta de Freguesia de Amora, recebendo o troféu Dr. Manuel Araújo.

Junta de Freguesia de Marvila, recebendo o troféu Dr. Ricardo Ribeiro, Coordenador do Desporto;

Câmara Municipal de Mafra, recebendo o troféu Drª Célia Batalha Fernandes, Vereadora do Desporto;

Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, recebendo o troféu Dr. José Veríssimo, vice-presidente da Câmara;

Câmara Municipal de Oeiras, recebendo o troféu o Professor Pedro Patacho, Vereador do Desporto e Juventude;

Câmara Municipal do Seixal, recebendo o troféu Dr. José Carlos Gomes, Vereador do Pelouro do Desporto, Obras Municipais, Fiscalização e Trânsito;

 

Seguidamente, deu-se início à entrega de prémios do Organizador do Ano 2020, atribuído à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Este prémio foi recebido por Dr. António Félix vereador da Câmara do referido município. «As provas que decorreram em Vila Franca de Xira foram extraordinárias, decorrendo com a máxima normalidade possível, estando todos por isso de parabéns.»

 

Seguiu-se o Atleta do Ano, com Vasco Vilaça a receber a atribuição do troféu, proferindo algumas palavras de agradecimento à Federação de Triatlo de Portugal e ao Sport Lisboa e Benfica por terem proporcionado as ferramentas necessárias para representar da melhor maneira possível o país nas provas internacionais: «É uma grande honra receber este prémio com tantos atletas a desenvolver um trabalho incrível»,realçando também que «espera que os resultados que tem obtido, para além do beneficio individual, tenha igualmente contribuído para o desenvolvimento da modalidade a nível nacional, fazendo crescer a nível de amadores, age-groups, juniores e seniores da elite».

 

O prémio que se seguiu possui um simbolismo especial atribuído a título póstumo a um treinador que tem o seu nome gravado no Triatlo Nacional: António Miguel Jourdan. O profissional de Triatlo foi selecionador nacional, trabalhando na Federação de Triatlo de Portugal entre 2001 e 2008, sendo responsável com Sérgio Santos por trazer para a ribalta não só Vanessa Fernandes, mas também Bruno Pais, Duarte Marques, João Silva, contribuindo ainda para o arranque de carreira de João Pereira, entre muitos outros jovens talentos. Sérgio Santos foi, com António Jourdan, o percursor de uma geração que muito deu e continua a dar ao triatlo nacional. Foi por isso mesmo que o troféu foi entregue a Sérgio Santos em nome de Jourdan e da família num ato simbólico que para o ano passará para o Treinador do Ano 2021, um prémio que testemunhará o contributo incontornável de António Jourdan para a modalidade.  «É com muita emoção que aqui estou, estava à espera de vir aqui entregar o prémio a Filipa Jourdan, viúva do António, com quem falei ainda hoje de manhã e que me agradeceu estar aqui presente por elaSérgio relembra que foi o Jourdan que o trouxe para o Triatlo, quando estavam ainda na faculdade, onde cresceram juntos com uma geração de atletas. «Aprendemos que é necessário trabalho muito duro e sistemático, estando atento à evolução e também que só em equipa é que se consegue evoluir tanto ao nível de treinadores como atletas

 

 

Terminando as Menções Honrosas e a atribuição dos merecidos prémios, passou-se para o Lançamento do Livro ’30 anos de Triatlo’. Antes de os autores explicarem algumas aventuras sobre o livro, Nuno Dias, nadador e um dos impulsionadores deste livro que partiu em 2014, foi relembrado pela sua ligação curta mas intensa ao Triatlo, colaborando e desenvolvendo em vários projetos sempre com o objetivo melhorar a modalidade, a sua organização e comunicação.

 

David Vaz foi também recordado, profissional incomparável e comunicador nato que deixou uma profunda marca nos quase nove anos em que trabalhou na FTP cujo nome ‘Gala do Triatlo ‘ é inspirado no nome pelo qual David era conhecido: Fé!

 

 Lançamento do Livro ’30 ANOS DE TRIATLO’

 

 

Seguiu-se o momento do Lançamento do Livro ‘30 anos de Triatlo’, um projeto que se começou a delinear com outra direção federativa há já alguns anos e cujo lançamento tem sido sucessivamente adiado. Um dos seus autores, Cipriano Lucas, afirmou que foi relativamente fácil reunir os registos porque se trata de uma modalidade recente. «Registar uma mudança de paradigma no desporto federado, o triatlo trouxe para o desporto associativo uma nova visão nacional». Elisabete Silva terminou a parte mais recente da modalidade, quando estava já a dar cartas, com os triatletas a subir aos pódios mundiais e com lugar nos meios de comunicação. Cipriano recorda ainda que «procurou retratar o espírito do Triatlo, uma modalidade extremamente exigente que requer muitas horas de treino e dedicação, uma energia especial que teve início nos pioneiros da modalidade, quando havia muito poucos meios disponíveis.»

 

 

Para terminar, Dr. Carlos Pereira, vice-presidente do IPDJ, recorda as várias pessoas ligadas ao Triatlo com quem se cruzou, realçando também que houve um objetivo muito importante que foi alcançado ‘a conjugação do triatlo de alto rendimento com o triatlo para todos, tendo experienciado esse espírito na própria pele já que ele próprio terminou vários triatlos sem nunca sentir a pressão da competição. Refere ainda que a federação de Triatlo foi uma das primeiras a associar-se ao Plano Nacional de Ética Desportiva, tendo sido exemplar nesse projeto. O vice-presidente do IPDJ terminou esta Gala com palavras de agradecimento a todos os envolvidos no Triatlo: aos atletas, à federação e dirigentes, funcionários da federação e aos próprios pais que investem na modalidade e nos triatletas do futuro.

 

 

Um especial agradecimento àqueles que puderam estar presentes nesta Gala Fé no Triatlo que contou com o especial momento do lançamento do livro dos ’30 anos de Triatlo’, os que assistiram via Facebook e, também, a todos os que permitiram a realidade do Triatlo em 2020!

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 11:14:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...