15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sara Tenrinho e Gil Maia vencem Aquabike de Raiva

O Concelho de Castelo de Paiva esteve este fim-de-semana muito animado por algumas centenas de triatletas que participaram nos dois eventos que compunham o programa do Triatlo de Castelo de Paiva: o Aquatlo de Pedorido, disputado no sábado, e o Aquabike de Raiva, no domingo.

No Aquatlo de Pedorido disputou-se a 7ª etapa do Campeonato Nacional Jovem e ainda prova aberta. Colectivamente a vitória nesta etapa coube ao Clube de Natação de Torres Novas, seguido pelo NSC Golegã e Alhandra SC. Um resultado que permite ao NSC golegã manter a liderança na competição. Na prova aberta venceram Daniela e Hugo Alves (ambos do CT Fundão).

Domingo de manhã foi a vez de Raiva receber a 14ª etapa do Nacional de Clubes. Uma prova disputada na distância de 750 metros de natação e 9700 metros de ciclismo, quase sempre a subir, ligando as águas do Douro até ao Alto da Serra de S. Domingos. No sector feminino o CD "Águias" liderou tendo a vitória sorrido a Sara Tenrinho. Nos masculinos Gil Maia (Clube dos Galitos) repetiu o triunfo de 2011.

Colectivamente, com 6 atletas nos 6 primeiros lugares, o "Águias" de Alpiarça venceu a classificação feminina, seguido do Alhandra Sporting Clube. Nos masculinos o Clube dos Galitos conseguiu classificar 3 homens nos 4 primeiros postos e também venceu. Seguiram-se o CD "Águias" de Alpiarça e o Alhandra Sporting Clube. Com estes resultados o Garmin Olímpico de Oeiras mantém a liderança do Nacional de Clubes em ambos os géneros.

O programa deste Triatlo de Castelo de Paiva arrancou na tarde de sábado com a disputa da 7ª etapa do Campeonato Nacional Jovem. Com a animação que os caracteriza os mais jovens foram competindo nas provas dos diferentes escalões. Entre os Benjamins os vencedores foram Mariana Aguiar (CD "Águias" de Alpiarça) e João Pedro Martins (Triatlo "Os Belenenses"). Nos Infantis, que competiram na distância de 100 metros de natação e 800 metros de corrida, venceram Margarida Martins Lopes (GDR Manique de Cima) e Julian Espinoza (CN Torres Novas). Nos iniciados (200m de Natação, 1000m de Corrida) venceram Vasco Vilaça (Triatlo "Os Belenenses") e Joana Ogura (Garmin Olímpico de Oeiras). Finalmente, nos Juvenis (300m de Natação e 2000m de Corrida) os vemncedores foram Alexandra Santos e Miguel Cassiano (ambos do CD "Águias" de Alpiarça).

A classificação colectiva (na definição da qual são considerados não apenas os resultados desportivos mas também o número de atletas de cada formação) desta etapa do Nacional Jovem foi a seguinte:

1 - Clube de Natação de Torres Novas (28 atletas) 2639 pontos

2 - Núcleo Sportinguista da Golegã (24 atletas) 2338 pontos

3 - Alhandra Sporting Club (26 atletas) 1894 pontos

4 - C. D. "Os Águias" de Alpiarça (18 atletas) 1784 pontos

5 - Associação Naval Amorense (19 atletas) 1541 pontos

Ainda neste Aquatlo de Pedorido foi disputada uma prova aberta, na distância de 300 metros de natação e 2000 metros de corrida, que consagrou como vencedores os irmãos Daniela e Hugo Alves (CT Fundão).

No domingo pela manhã o Cais de Pisões (Raiva) recebeu os atletas que iam disputar a 14ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes. A prova marcou o regresso à competição (ausente por lesão) do Campeonato Nacional de Triatlo Absoluto, Pedro Laginha Palma (Clube dos Galitos). Na prova masculina as diferenças começaram a fazer-se logo no segmento de natação, disputado no Rio Douro, na extensão de 750 metros. Os atletas do CD "Águias" de Alpiarça Rui Tenrinho e Ricardo Jorge isolaram-se e foram os primeiros a iniciar o selectivo segmento de ciclismo. Atrás deles, com pouco mais de 20 segundos de desvantagem, surgiam Tiago Maia, Pedro Laginha Palma, Gil Maia (todos do Clube dos Galitos), Jónatas Gaspar (DNMG) e João Ferreira (CD "Águias" de Alpiarça).

Logo desde o seu início, o percurso ciclismo permitiu aos atletas fazer a diferença para os adversários, permitindo também que se registassem alterações na classificação da prova. À chegada, instalada no alto da Serra de S. Domingos, os quatro primeiros atletas chegaram separados por menos de 1 minuto: Gil Maia, Tiago Maia, João Ferreira e Pedro Laginha Palma.

No sector feminino Luísa Condeço e Sara Tenrinho (CD "Águias" de Alpiarça) nadaram juntas e assim continuaram durante o difícil segmento de ciclismo. A decisão da da prova foi sendo adiada e só aconteceu perto do final, quando Sara Tenrinho se adiantou e superou, por apenas 2 segundos, a sua colega de equipa Luísa Condeço. O pódio feminino ficou completo com Andreia Ferrum, também do CD "Águias" de Alpiarça.

O Triatlo de Castelo de Paiva foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Federação de Triatlo de Portugal.
  

Periodicidade Diária

domingo, 13 de junho de 2021 – 23:34:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...