15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Prestação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres

O Hyde Park foi ontem palco da competição de triatlo masculino dos Jogos Olimpicos de Londres, onde o português João Silva esteve em plano de destaque, obtendo o 9º lugar da classificação geral, a 1 minuto e 26 segundos do vencedor, o grande favorito Alistair Brownlee, da Grã-Bretanha.
 
Com uma prova extremamente corajosa, o atleta da Benedita tentou, em todos os segmentos, andar junto da frente, controlando sempre os principais adversários e começando mesmo o segmento de corrida na primeira posição.
 
O outro atleta português em competição foi Bruno Pais, que não conseguiu efectuar um bom segmento de natação, mas acabou por ter uma prestação notável no ciclismo, onde foi o responsável pela grande recuperação encetada pelos 3º e 4º grupos que chegaram a estar a menos de 1 minuto da liderança. Este trabalho acabou por comprometer a sua prestação no segmento final, tendo terminado a prova na 41ª posição, com um tempo de 1 hora, 52 minutos e 22 segundos.
 
Desde o tiro de partida se percebeu que ninguém iria esperar pelos últimos metros de competição para mostrar a sua valia. Logo de início o Eslovaco Richard Varga imprimiu um ritmo fortíssimo, com um tempo final de natação inferior a 17 minutos, que acabou por segmentar a competição e criar 4 grupos no início do ciclismo.
 
No 1º grupo à saída da água, constituído por 7 elementos, estavam os principais candidatos à vitória, nomeadamente os irmãos Brownlee e o Espanhol Javier Gomez. Este grupo era seguido por um 1º pelotão que incluía o português João Silva (10º à saída da água) e que, entre a 2ª e 3ª volta, conseguiu anular a desvantagem de cerca de 20 segundos para os fugidos, estabelecendo-se um grupo de 22 atletas que acabariam por vir a discutir entre si a vitória final.
 
Atrás deste grupo, a cerca de 1 minutos e 15 segundos, vinha outro pelotão de cerca de 15 atletas onde se encontravam alguns dos principais corredores da modalidade, entre eles o Espanhol Mario Mola, o Sul Africano Richard Murray ou o Alemão Steffen Justus. Atrás deste vinha ainda um outro pelotão que, graças ao excelente trabalho do português Bruno Pais e de outros bons ciclistas, conseguiu anular esta diferença e recuperar ainda alguns segundos para o grupo da frente, chegando à 2ª transição a cerca de 1 minuto e 20 segundos da liderança.
 
Com uma transição extremamente rápida João Silva saiu na frente do parque de transição e tentou mesmo seguir com os 3 grandes candidatos à vitória (Alistair e Jonathan Brownlee e Javier Gomez), mas percebeu que o ritmo era demasiado forte para si e optou por estabelecer o seu próprio ritmo e esperar pela parte final da prova para ver se conseguiria atacar nessa altura.
 
E é entre os 3 candidatos que a prova se resolve já que estes rapidamente se isolam e discutem entre si a vitória na prova. O 1º a ceder é o britânico mais novo, Jonathan Brownlee que, no início da 3ª volta começa a perder alguns metros para os 2 lideres, tendo mesmo de parar 15 segundo na Penalty Box por se ter montado na bicicleta antes da "Mount Line" e afastando assim a hipótese de lutar pela vitória final.
 
No final da 3ª volta o irmão Alistair disfere o seu ataque e segue isolado para a meta, onde chega 1 hora, 46 minutos e 25 segundos após a partida e deixando em 2º lugar o espanhol Javier Gomez, a 11 segundos, e o seu irmão Jonathan, a 31 segundos.
 
João Silva acaba numa digníssima 9ª posição, com um tempo de 1 hora, 47 minutos e 51 segundos, resultado especialmente brilhante dados os problemas físicos que o afectaram nesta fase final de preparação para os Jogos Olímpicos.
 
Quanto a Bruno Pais ressalva-se um esforço enorme no segmento de ciclismo para que o seu grupo chegasse o mais perto possível da frente da prova e acabando por pagar a factura no segmento final de corrida onde não conseguiu exprimir o seu potencial.  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 14 de junho de 2021 – 00:25:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...