>
Velejador solitário português a poucos dias da partida
António Fontes, o velejador português solitário que participa na Mini Transat 2015, parte dia 19 de setembro de Douarnenez (França), onde dará início à prova de vela solitária que o vai deixar sozinho no mar até ao final de novembro, altura em que termina a aventura em Guadeloupe, nas Caraíbas.
A poucos dias da largada, António Fontes sente-se “tranquilo e confiante para iniciar esta aventura” e está a aproveitar para descansar e manter a preparação física. Neste tipo de provas, os atletas têm de estar prontos a enfrentar todo o tipo de situações, pois dependem em exclusivo de si próprios.
Todas as decisões têm de ser rápidas e acertadas, nomeadamente na gestão das dormidas e na alimentação. Dormem durante um período de 20 minutos seguidos e a alimentação tem que ser especialmente cuidada para estarem suficientemente lúcidos nas decisões que tomam
Antes da partida, todos os atletas são sujeitos a uma consulta com o médico da regata para aprovar a farmácia de bordo e receberem formação sobre as técnicas a aplicar em todas as situações que possam surgir: quedas, cortes, fraturas, etc. Só em situações mais graves, é que os velejadores entram em contacto com a equipa médica.
Contando com o apoio da Meritis – Associação de Apoio a Jovens, António Fontes é o segundo português a participar numa Mini Transat, prova em que são percorridas 4.000 milhas num barco à vela de 6.5 metros, sem assistência ou comunicação, dependendo exclusivamente do skipper e de si próprio.
António Fontes
Principais destaques de carreira:
· 2015 – 3.º Lugar na regata AIR Valência
· 2014 – 6.º Lugar na regata Les Sables- Les Açores – Les Sables
· 2012 – 3.º Lugar no Campeonato Europeu de Match Racing
· 2010 – 3.º Lugar no Campeonato Europeu de Match Racing
· 2009 – 1.º Lugar na regata 200:2
· 2007 – 3.º Lugar na Copa del Rey classe IMS
· 2006 – 1.º Lugar na regata 200:2
Sobre a Meritis – Associação de Apoio a Jovens:
A Meritis foi fundada a 16 de julho de 2013 pelos irmãos Pedro e Nuno Couceiro, juntamente com 40 personalidades reconhecidas das mais diversas áreas da sociedade desportiva e artística. A sua principal missão é detetar jovens com potencial de desenvolvimento nas suas carreiras e proporcionar-lhes as condições para a concretização dos seus objetivos seja no desporto, nas artes ou na cultura – evitando assim que por pequenos “nadas” se percam grandes valores para a sociedade portuguesa. Para mais informação, por favor, visite: www.meritis.org.