Mundial de Snipes em Cascais com recorde de velejadores em competição
- Uma das classes mais populares do Mundo traz a Portugal
- 5 olímpicos, uma medalhada de ouro e 9 campeões mundiais de vela
Entre dias 20 e 25 de agosto, o Clube Naval de Cascais recebe mais uma grande competição internacional: o Campeonato Mundial de Snipes.
A prova vai marcar a história da classe Snipe, não só por ser a 50ª edição do Campeonato, 1ª pós-covid, mas também por contar com um número recorde de inscritos: 87 duplas, provenientes de 19 nações.
Entre os cerca de 180 velejadores presentes, contam-se 5 atletas olímpicos, uma medalhada de ouro, e 9 campeões mundiais de vela, pelo que não faltam candidatos ao título.
De Espanha, chegam 3 tripulações que navegam nos lugares cimeiros da classe: Martim Bermudez que faz dupla com Angela Pumariega, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012; Jordi Triay / Cristian Carbonell e Gustavo Del Castillo / Rafael Del Castillo que somam títulos europeus.
Na comitiva brasileira encontram-se outras três tripulações favoritas à luta pelo título: entre Bruno Bethlem / Dante Bianchi, Alexandre Paradeda / Gabriel Kieling e Henrique Haddad / Gustavo Nascimento, contam-se 4 títulos mundiais, sendo que esta última dupla é campeã em título.
Há ainda que destacar na luta pelos lugares da frente os atuais Campeões Nacionais, Henrique Brites e Francisco Maia, do Clube Naval de Cascais, que para além do excelente andamento, contam com o conhecimento das condições do campo de regatas de Cascais.
Aliada à grande qualidade da frota, os Snipes têm uma particularidade interessante, a sua heterogeneidade que junta velejadores profissionais, semiprofissionais e amadores, todos na mesma competição, com idades que vão dos 15 aos 70 anos, o que faz desta classe uma das mais populares do mundo.
Os “dados” estão lançados para Portugal, a partir deste sábado, voltar a destacar-se na organização dos grandes eventos internacionais de vela.
Fotos: Matias Cappizano