>
Barco português Seljm lidera Campeonato Europeu da Classe 6 metros, seguido pela tripulação portuguesa do Scroundrel One
Depois da Comissão de Regatas adiar o início das largadas de hoje, devido ao pouco vento que se fazia sentir, disputou-se hoje o terceiro dia do Campeonato Europeu da classe 6 metros, sendo que foi possível completar uma regata para cada divisão – “Open” e “Classic”.
Os primeiros a largar foram os 10 barcos da divisão “Open”, que viram o barco inglês do armador John Harald Orneberg a dominar a regata desde a primeira rondagem até ao fim. Scroundrel One, com Vasco Pereira ao leme – que está a velejar pela primeira vez na classe, Diogo Cayolla à tática - que competiu em Atlanta ’96, Sydney ’00 e Atenas ’04 - e Diogo Barros, Tiago Morais e Moritz Spitzauer a fecharem a tripulação, subiu assim ao segundo posto da classificação, com 19 pontos.
Em primeiro nos “Open”, com 17 pontos, segue o barco português Seljm, que tem vindo a liderar o campeonato desde o primeiro dia. Tripulado pelos velejadores olímpicos Patrick Monteiro de Barros, Álvaro Marinho e Nuno Barreto e ainda com Henrique Anjos e João Matos Rosa a bordo, o barco Luso obteve hoje um 5º lugar na única regata do dia, que lhe permitiu consolidar a sua liderança na classificação geral.
Já nos clássicos, o vencedor do dia foi o Essentia, que tem o olímpico português Hugo Rocha a definir a tática de regata, que subiu assim mais um posto, ocupando agora a 2ª posição, com 14 pontos.
Na liderança, segue o barco espanhol Bribón 500, um dos principais favoritos à conquista do título europeu, que com o 2º lugar na regata de hoje aumentou a sua vantagem em relação ao segundo para 7 pontos.
Amanhã estão planeadas mais duas regatas sendo que no final da primeira, a sexta do campeonato, entra em jogo um descarte - o pior resultado de cada equipa deixa de contar para a soma da sua classificação.
Fotos: Neuza Aires Pereira