18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Disputa pelo Campeonato do Mundo de M32 arranca em Cascais

Quatro portugueses treinam equipas americanas a disputar o título

 

Depois de uma hora extra em terra, à espera de vento, arrancaram hoje as primeiras regatas do Campeonato do Mundo da Classe M32, com algum nevoeiro a cobrir a Baía de Cascais e o vento de 10-14 de nós a entrar do quadrante Sul.

 

Até domingo, dia 9, estão planeadas 20 regatas, 5 por dia, para decidir a luta pelo título mundial da classe, que será, sem dúvida, muito disputada: entre os 55 velejadores presentes, destacam-se inúmeras presenças olímpicas, medalhados em campeonatos do mundo e velejadores de circuitos de renome, do Match Racing à Americas Cup, passando pela SailGP.

 

O primeiro dia, de quatro do campeonato, mostrou isso mesmo, sendo marcado pelas regatas muito renhidas entre os 11 catamarãs: 5 barcos diferentes venceram as 5 regatas que se disputaram, e apenas 5 pontos separam o 1º do 4º classificado, cada um deles vencedor de uma das regatas de hoje.

Com uma frota forte e com estas condições, os barcos M32 não perdoam erros e cada manobra mal realizada traduz-se na perda de vários lugares, sendo os americanos Surge prova viva: ganharam a primeira regata e ficaram em último na quinta.

 

No topo da classificação geral, empatados com 19 pontos, encontram-se os americanos Convexity - timoneados por Don Wilson e atuais detentores do título - e Extreme2, de Dan Cheresh. Imediatamente a seguir, a apenas um ponto de distância, estão os holandeses Bilksem, de Pieter Taselaar, e o barco chinês China One Ningbo.

 

Apesar de não haver velejadores portugueses em competição, há quatro no papel de treinadores, a dar apoio técnico às equipas: Bernardo Freitas e Francisco Andrade, diplomas olímpicos em Londres 2012, estão, respetivamente, com as equipas Gravedigger e Convexity, Gonçalo Ribeiro com Catapult e Paulo Manso com Pursuit.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:00:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...