18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Edição de 2023 do Mirpuri Foundation Sailing Trophy

 

A edição de 2023 do Mirpuri Foundation Sailing Trophy promete ser a mais emocionante de sempre e conta com duas novas classes

  •  
  • - A quarta edição da prestigiada regata anual regressa a Cascais durante o fim-de-semana de 7 a 9 de julho de 2023
  • - Seis classes em competição - NHC, ORC, Snipe, SB20, Finn e Optimist
  • - O Snipe South European Championship será o destaque do festival de vela durante três dias
  • - A Classe Finn é pela primeira vez adicionada à programação
  • - Taxas de inscrição patrocinadas pela Mirpuri Foundation até 8 de junho de 2023
  • - Evento sustentável e livre de plástico com todas as taxas de inscrição doadas para projetos de conservação marinha
  • - A Mirpuri Foundation/International Coral Reef Initiative Ocean Award vai premiar pelo terceiro ano consecutivo um projeto científico com impacto positivo na saúde dos oceanos

 

A quarta edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy, um dos eventos de vela mais importantes em Portugal, acontecerá na Baía de Cascais de 7 a 9 de julho de 2023 e conta com a participação de uma enorme variedade de barcos em seis classes distintas.

 

A três meses da largada, a lista de inscrições está a crescer constantemente e já inclui os bem conhecidos super iates e barcos VO65 recordistas da The Ocean Race. A edição deste ano também marca a estreia da Classe Finn, bem como o Campeonato do Sul da Europa da Classe Snipe, que inclui atualmente inscrições de Portugal, Espanha e Itália.

 

Criado em 2020 com o objetivo de angariar fundos para a conservação marinha, as taxas de inscrição nesta regata sustentável revertem a favor de projetos no âmbito da saúde dos oceanos, através do patrocínio da Mirpuri Foundation. Este ano, até 8 de junho de 2023, todas as taxas de inscrição são patrocinadas pela Fundação.

 

Sendo um evento anual, a regata está a tornar-se rapidamente um dos destaques no calendário de vela do verão Europeu e um evento incontornável para a cidade de Cascais e para o Clube Naval de Cascais.

 

Gonçalo Esteves, Presidente do Clube Naval de Cascais, referiu: “O Mirpuri Foundation Sailing Trophy é um dos eventos mais importantes no calendário do Clube Naval de Cascais e denota-se o seu crescimento constante nos últimos três anos. A colaboração entre a Mirpuri Foundation e o CNC teve como resultado vários projetos e eventos emocionantes, e o Clube está ansioso por continuar a contribuir para o crescimento deste evento e assim se tornar uma das regatas mais importantes no calendário Europeu de vela. Contando com o Campeonato do Sul da Europa da Classe Snipe e mais classes envolvidas, esta edição será ainda mais memorável e especial.”

Para os fãs de vela e visitantes de Cascais, espera-se um espetáculo náutico com mais de 100 iates alinhados para o início da regata, em julho. As famosas praias da Riviera Portuguesa atraem visitantes de todo o mundo e as águas cristalinas são reconhecidas como um dos melhores pontos para as regatas europeias, cortesia da típica brisa de verão onde a pressão alta dos Açores encontra a baixa pressão da Península Ibérica. 

 

Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, acrescentou: “Estamos de volta para mais um evento que promete ser uma verdadeira celebração de vela. Com a história que Portugal tem no mar e em especial nos seus valores económicos , sociais e ambientais, os desportos náuticos e em especial a vela, fazem parte da nossa identidade.Para além dos velejadores portugueses de alto nível competitivo, Cascais oferece os melhores campos de regatas a nível internacional e uma das mais prestigiadas provas de vela a nível mundial. Com uma componente ambiental  que corresponde aos desígnios do município, a preservação dos mares e dos ecossistemas marinhos, são objetivos que vão a bordo dos veleiros deste já conceituado troféu e são também a marca de Cascais. Tem sido uma aposta ganha de ano para ano e uma excelente oportunidade para catapultarmos ainda mais a economia de Cascais. Faço votos de que seja uma prova memorável para todos e ainda motivo de mais visitas ao nosso concelho.”

 

A regata anual tem vindo a atrair alguns dos maiores nomes da vela profissional e dos melhores barcos, incluindo os IMOCAs e VO65 que competem na The Ocean Race. A Mirpuri Foundation Racing Team, equipa profissional portuguesa e vencedora das edições de 2021 e 2022, vai competir pela quarta vez consecutiva no seu VO65 “Racing for the Planet”.

 

O evento terá inicio a 7 de julho, com o primeiro dos três dias da Snipe South European Championship. No sábado, 8 de julho, os tiros cerimoniais de canhão lançados pelo Navio da Marinha Portuguesa darão início à largada para as classes NHC, ORC, SB20, Snipe e Finn, assim como para a popular classe Optimist que a Mirpuri Foundation reconhece como muito importante para o futuro da vela profissional. Esta classe é a classe principal da Escola de Vela Mirpuri Foundation, no  Clube Naval de Cascais.

 

Já no terceiro e último dia da regata, 9 de julho, as seis classes voltarão a velejar e posteriormente, o grandioso troféu perpétuo, que de momento pertence ao Green Eyes, um super iate de 107 pés, será entregue na grande cerimónia de entrega de prémios.

 

Além dos troféus entregues às seis classes, o prestigiado Mirpuri Foundation Ocean Award será entregue pela terceira vez a organizações ou indivíduos que apresentem um projeto científico que tenha um impacto benéfico na saúde dos oceanos. Este ano, premiado em parceria com a ICRI – International Coral Reef Iniatiative, o prémio monetário proporcionará a oportunidade de receber reconhecimento globalmente e ganhar exposição pelo trabalho em prol do ambiente.

 

Paulo Mirpuri, Presidente da Mirpuri Foundation comentou: “Estamos muito contentes por avançarmos para a quarta edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais e o Clube Naval de Cascais. A regata tornou-se num evento de destaque do verão português e temos o prazer de ver como o seu sucesso tem aumentado a cada edição do evento. Ter o Campeonato do Sul da Europa da Classe Snipe como parte do alinhamento deste ano, comprova mais uma vez que o Mirpuri Foundation Sailing Trophy se tornou numa importante regata para a comunidade náutica.”

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 13:15:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...