18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

600 velejadores competiram na quarta edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy

 
Mirpuri Foundation Racing Team vencedora pela terceira vez consecutiva
- 600 velejadores competiram em seis classes na quarta edição da regata em Cascais, Portugal
- Snipe South European Championship anunciou o campeão de 2023
- Regata Sustentável nomeada como um evento da UNESCO Ocean Decade.
- A Mirpuri Foundation e o International Coral Reef Initiative (ICRI) apresentaram o Ocean Award para a inovação na saúde dos oceanos
 
Um número recorde de inscritos em seis classes de vela competiram nas águas de Cascais, Portugal, em três dias de regata no fim-de-semana de 7 a 9 de julho.
 
Reconhecido como um evento da Unesco Ocean Decade em prol da promoção e angariação de fundos para iniciativas na saúde dos oceanos, o Mirpuri Foundation Sailing Trophy está rapidamente a tornar-se num dos destaques do calendário europeu de Vela de verão mais emblemáticos e num evento de assinatura para a vila de Cascais e para o Clube Naval de Cascais.
A Fundação Mirpuri, que criou a regata em 2020, doa desde então todas as taxas de inscrições para projetos de conservação Marinha que promovam a saúde dos oceanos.
 
Cento e setenta e um barcos competiram nas seis classes no evento realizado na Baía de Cascais, um destino turístico europeu popular considerado como a Riviera de Portugal e reconhecido pela sua confiável brisa de noroeste no verão.
 
A ação na competição de três dias começou na sexta-feira, 7 de julho, aquando da ida do Snipe South European Championship para a água no primeiro dia de regata. A dupla belga Manu Hens e Alexandre Tinoco dominou todas as regatas, exceto uma, e foram coroados campeões no domingo, após o forte desempenho no decorrer do fim-de-semana.
 
No sábado, 8 de julho, os 600 velejadores nas várias classes iniciaram as regatas com o som do disparo do tiro de canhão lançado pelo navio da Marinha Portuguesa NMP, pelas 12 horas e meia, horário local.
 
A esperada brisa de noroeste chegou conforme a previsão e preencheu o percurso com doze a quinze nós, condições perfeitas para a regata.
 
Na categoria principal de cruzeiros, duas classes competiram pelo grandioso troféu perpétuo, bem como por quatro títulos com base no tempo corrigido. 
 
Na competição em tempo real, os dois gigantes da frota disputaram entre si – o impressionante super iate de 106 “Green Eyes” e a equipa professional de Cascais, a Mirpuri Foundation Racing Team, competindo a bordo do VO65 “Racing for the Planet”. Comandado pelo olímpico Diogo Cayolla, os velejadores portugueses lutaram para conquistar a vitória em tempo real, o que conseguiram pela pela terceira vez consecutiva. Os velejadores profissionais Bernardo Freitas, Mariana Lobato, Manuel Dantas, Matilde Pinheiro de Melo, João Matos Roda, Francisco Cai-Água, Francisca Pinho, Hélder Basílio e Nuno Dias também fizeram parte da tripulação vencedora.
Diogo Cayolla, skipper da Mirpuri Foundation Racing Team comentou: “A equipa fez um trabalho fantástico em ambas as regatas neste fim-de-semana e não perdemos o ritmo. Estou muito satisfeito por termos conseguido garantir a vitória em tempo real e continuar o legado de vitórias da equipa na nossa mais importante competição em casa.”
 
Na disputada competição pelo tempo corrigido, a equipa “Syone Panther” levou para casa o prémio máximo na divisão ORC, enquanto a “2Hot2Handle” venceu na ORC B. 
 
Na divisão NHC, a “Gurosan/Pedemar” recebeu o primeiro lugar e a “Barba Rija” foi classificada como a equipa mais rápida em tempo corrigido na divisão NHC mini.
 
Na Classe FINN, o desempenho dominante de Filipe Silva, actual campeão do mundo, levou-o a vencer as seis regatas, enquanto Tiago Morais, vice-campeão do mundo, conquistou a vitória na classe SB20. A classe júnior – Optimist – foi vencida por Diogo Reis. Karolina Leite conquistou o primeiro lugar na divisão feminina e na categoria sub-12 a vencedora foi Luisa Neumann.
Em adição aos prémios competitivos, o Mirpuri Foundation Ocean Award em parceria com a ICRI – the International Coral Reef Initiative – foi concedido a Tamara Stuij, pelo seu trabalho exemplar sobre o potencial de substâncias húmicas a fim de melhorar a resiliência dos recifes de corais. O prémio foi criado com o intuito de proporcionar a oportunidade de receber conhecimento global e ganhar exposição pelo seu trabalho ambiental exemplar. 
 
Paulo Mirpuri, Presidente da Fundação Mirpuri, disse após o evento: “A edição deste ano foi, sem dúvida, um dos melhores quer dentro quer fora de água. A regata foi competitiva e emocionante  todas as classes e incluir o Snipe South European Championship destacou evento. Além disso, ter um número recorde de inscrições significa também o aumento do valor das doações para projectos de conservação marinha.
 
A próxima edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy decorrerá nos dias 6 e 7 de julho de 2024, em Cascais, Portugal.
 
Sobre a Fundação Mirpuri
A Fundação Mirpuri é uma organização sem fins lucrativos estabelecida em Portugal pelo empresário e filantropo Paulo Mirpuri. Criada com o propósito de criar um mundo melhor para as gerações futuras, a Fundação tem vindo a estabelecer parcerias com governos, empresas, comunidades e indivíduos de modo a apoiar projetos específicos nas áreas da conservação marinha e da vida selvagem, cultura, responsabilidade social, investigação na área da medicina e na área aeroespacial. Transversal a tudo o que a Fundação Mirpuri faz está sempre o seu elevado compromisso de sustentabilidade, pondo em prática diversas iniciativas no sentido de contribuir para um mundo melhor.
 
Sobre o Mirpuri Foundation Sailing Trophy
Organizado conjuntamente com o Clube Naval de Cascais, o anual Mirpuri Foundation Sailing Trophy, é um dos eventos mais emblemáticos de Vela no calendário europeu de verão.  A sustentabilidade está no centro da regata e o evento sem plástico foi fundado com o intuito de aumentar a conscientização e angariar fundos para projetos de conservação marinha em todo o mundo. O evento celebra também a inovação e a criatividade da comunidade científica, com uma séria de iniciativas de sustentabilidade, incluindo o Mirpuri Foundation Ocean Award. Este prémio homenageia empresas ou indivíduos que apresentem um projeto que tenha um impacto benéfico na saúde dos nossos oceanos. A regata é uma celebração dos oceanos e da vela que, devido à famosa brisa do Atlântico, oferece desde 2020 provas intensas em várias classes, incluindo as classes IMOCA, VO65 e VO70.
 

Periodicidade Diária

domingo, 3 de março de 2024 – 23:39:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...