18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

5ª edição proporciona regatas espectaculares em Cascais

 
O 2024 Mirpuri Foundation Sailing Trophy anual, que decorreu de 5 a 7 de julho, em Cascais, Portugal, chegou ao fim no domingo à noite, após dois dias de regatas intensas e renhidas. O festival de vela foi disputado em condições emocionantes por 700 velejadores que competiram em sete classes, incluindo NHC, ORC, SNIPE, SB20, FINN, J70 e OPTIMIST.
 
Reconhecido pela UNESCO como um evento da "Ocean Decade" pelo trabalho da regata na promoção e angariação de fundos para iniciativas de saúde dos oceanos, o evento está a ser considerado um dos pontos altos do calendário europeu de vela de verão e um evento de referência para a cidade de Cascais e para os organizadores do Clube Naval de Cascais.
 
Criada em 2020 para ajudar a angariar fundos importantes para a conservação marinha, as taxas de inscrição para a regata orientada para a sustentabilidade são doadas a projetos de saúde dos oceanos pelo fundador do evento, a Mirpuri Foundation.
 
A ação dos três dias do evento arrancou na sexta-feira, dia 5, com a conferência sustentável Mirpuri Foundation Conservation Forum, em parceria com o Explorers Club - Portugal Chapter. 
 
No sábado, dia 6 de julho, a frota completa de 170 barcos alinhou para dois dias de regatas e foi apoiada por um navio da Marinha Portuguesa, que disparou o canhão de partida cerimonial a partir do seu convés às 12:05 horas locais.
 
As condições de navegação foram emocionantes, com ventos constantes de mais de 17 nós e fortes rajadas de noroeste. A brisa forte tornou o dia na água emocionante mas difícil, com as condições desafiantes a permitirem à organização completar apenas algumas das regatas planeadas, devido a ventos demasiado fortes para algumas classes.
 
No domingo, os velejadores experimentaram condições de navegação ideais com uma brisa constante de 15 nós de noroeste, criando condições perfeitas e com o sol a brilhar.
 
Na categoria de cruzeiros, duas classes competiram tanto pelo troféu perpétuo da regata, atribuido ao vencedor em tempo real, como pelos títulos de divisão com base no tempo corrigido.
 
Na regata em tempo real da classe NHC, o vencedor foi o impressionante super iate "Green Eyes", de 106 pés, de Paulo Mirpuri e comandado pelo Comodoro Honorário Patrick Monteiro de Barros.
 
Na classe ORC, a equipa profissional da Mirpuri Foundation Racing Team, sediada em Cascais, venceu a bordo do seu VO65 "Racing for the Planet", tendo ao leme o atleta olímpico português Bernardo Freitas.
 
Em tempo corrigido, o "XEKMATT" levou para casa o prémio máximo na divisão ORC, enquanto o "BAMAK" venceu a ORC B.
 
Na divisão NHC o "FUNBEL - NACEX" ficou em primeiro lugar e o "Alta Pressão" classificou-se como o mais rápido no tempo corrigido na divisão Mini Cruzeiros.
 
A classe estreante no Mirpuri Foundation Sailing Trophy, a J70, foi ganha pela equipa portuguesa "Solyd Property Developers".
 
Na antiga classe olímpica Finn, Fernando Bello garantiu o primeiro lugar no pódio, enquanto a AP HOTELS conquistou a vitória na classe SB20.
 
Na classe Snipe os grandes vencedores foram a dupla Pedro e Sofia Barreto.
 
Na popular classe Optimist júnior, com mais de 60 barcos a competir, a categoria sub-15 foi ganha por Leo Gosling. Lena Müller obteve o primeiro lugar na categoria feminina de sub-15, Johan Peitersen Højland venceu a categoria de sub-12 e Aislyn Flynn obteve o primeiro lugar na categoria de sub-12 feminina.
 
Para além dos prémios de competição, foi anunciado o Mirpuri Foundation Ocean Award, em parceria com a International Union for Conservation of Nature (IUCN). Este ano, o prémio vai para uma iniciativa liderada pela IUCN intitulada "Strengthening Community Engagement and Improvement of Community-based Waste Management at Baan Koh Mook, Koh Libong Sub-district, Thailand".
 
A 6ª edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy terá lugar nos dias 5 e 6 de julho de 2025 em Cascais, Portugal.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de julho de 2024 – 20:17:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...