18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Selecção Nacional

 

 

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, liderada pelo brasileiro Francisco dos Santos, estreia-se no sábado, no Portimão Arena (18h00) frente à Grécia na European Silver League 2019 (ESL 2019).

A equipa de arbitragem será formada pelo espanhol Alexis Fuentes Barrasa e pelos portugueses Nuno Teixeira e Raquel Portela [árbitro de reserva].

 

Joana Resende, a experiente e aguerrida libero da Selecção Nacional, acredita numa estreia positiva.

 

- Quais poderão ser os argumentos a apresentar por Portugal e Grécia neste jogo de estreia na ESL? 
"Vai ser o nosso primeiro momento competitivo e queremos pôr em prática o trabalho realizado nestas semanas de estágio. Queremos entrar na competição a ganhar, por isso esperamos conseguir, com a força do grupo e uma atitude guerreira, uma boa exibição e um bom resultado".

- Como encaras esta participação na ESL, tendo em consideração que a Portugal irá defrontar a Eslovénia, sua futura adversária no «histórico» Europeu?
"Todos os momentos competitivos vão ser extremamente importantes para aplicar todos os processos e rotinas da equipa. O facto de jogarmos com a Eslovénia nesta competição vai permitir-nos ver como se poderá apresentar futuramente o nosso adversário, recolher informação e estudá-lo de forma a que em todos os encontros consigamos evoluir como equipa e fazer face 
às dificuldades que o adversário nos possa causar. O objectivo é ganhar todos os jogos".

- As qualificações das selecções nacionais (seniores femininos e masculinos, Sub-20 e Sub-17) para os respectivos Europeus poderão indicar uma mudança no rumo do Voleibol nacional, agora com outra visibilidade a nível internacional?
"Na minha opinião, devemos sempre valorizar as nossas conquistas, por menores ou maiores que sejam. De facto, estes resultados têm mostrado uma evolução e só aconteceram devido a muito trabalho e persistência. É necessário continuar a trabalhar, mais e melhor, para que estes resultados continuem a aparecer e depois se tornem um «hábito». 
A nossa mentalidade tem de ser sempre de evolução contínua e temos de ser sempre ambiciosos e querer sempre mais. Temos o nosso valor, e aliado a uma grande capacidade de trabalho, é possível estarmos regularmente nestas fases finais de Europeus e Mundiais".

 

Pontos-chave no Portugal x Grécia de sábado (18h00), no Portimão Arena:

. As portuguesas e as gregas encontraram-se pela última vez na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015. Nessa pool, disputada na Bulgária e no Azerbaijão, as portuguesas venceram por 3-2 e as gregas por 3-1.

. Na Pool B desta edição da European Silver League, a disputar em Portimão, Cidade Europeia do Desporto, a Grécia é 28.º no ranking da CEV e 46.º no da FIVB, enquanto Portugal ocupa respectivamente as 22.ª e 52.ª posições nos rankings internacionais.

. Em 2018, Portugal disputou a European Gold League, enquanto a Grécia não participou nestas provas.

. Ambas as selecções estão apuradas para a fase final do EuroVolley: Portugal vai jogar em Lodz (Polónia) e a Grécia em Ancara (Turquia).

. O brasileiro Francisco dos Santos faz a sua estreia como treinador da Selecção Portuguesa de femininos, depois de ter orientado os seniores masculinos em 2006 e 2016.

 

 

Convocadas (18 jogadoras)

 

DISTRIBUIDORAS

Vanessa Rodrigues (AVC Famalicão)
Ana Couto (Leixões SC)
Eliane Durão (Castêlo da Maia GC)

 

ZONAS 4
Marta Hurst (Volley Hermanea Olbia / Itália)
Bárbara Gomes (AVC Famalicão)
Ana Vale (Ala Nun'Álvares de Gondomar)
Patrízia Leal (Castêlo da Maia GC)
Inês Pereira (AJ Moreira)
Maria Reis Lopes (Ala Nun'Álvares de Gondomar)

 

CENTRAIS
Aline Timm (AVC Famalicão)
Eduarda Duarte (Leixões SC)
Amanda Cavalcanti (Pedro E. Lobato)
Helena Monteiro (Castêlo da Maia GC)

 

OPOSTAS
Júlia Kavalenka (Bosco Cuneo, Itália)
Alice Clemente (CSCM Fátima)
Catarina Ribeiro (SC Braga)

 

LIBEROS
Joana Resende (AVC Famalicão)
Beatriz Basto (Leixões SC)

 

Treinador Principal: Francisco dos Santos
Treinador Adjunto: Rui Moreira
Scouter: Beatriz Santos
Fisioterapeuta: Mariana Maia

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 20:22:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...