18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato da Europa 2021 - Sem nada a perder .... e tudo a ganhar

 

 

O tão aguardado Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021 arranca amanhã!

 

Distribuído por quatro países – Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia –, o CEV EuroVolley 2021 disputa-se de 1 a 19 de Setembro e promete muito espectáculo e competitividade.


Os jogos inaugurais do EuroVolley serão realizados amanhã, pelas 19h00 locais, na Finlândia e na Estónia, respectivamente sedes da Pool C e da Pool D, com os nórdicos a defrontarem a Macedónia e os estónios a  enfrentarem a Letónia.

A Sérvia, campeã europeia em título, e a Polónia, bicampeã mundial e medalha de bronze na última edição do Campeonato da Europa, entram em acção na quinta-feira.


Os sérvios defrontam a Bélgica e os polacos… a Selecção Portuguesa, que vai medir forças com as suas congéneres da Polónia, Bélgica, Sérvia, Ucrânia e Grécia na Pool A da fase de grupos do Campeonato da Europa de 2021.

 

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Hugo Silva, está ciente das forças poderosas que terá de enfrentar para a sua campanha europeia chegar a bom porto. Vai enfrentar algumas das maiores potências da modalidade, a começar pelo adversário do jogo de estreia.

 

Como cartão-de-visita, a Polónia, orientada pelo belga Vital Heynen, apresenta o facto de ser a actual bicampeã mundial, campeã europeia em 2009, 5.º classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio e constitui, porventura, o adversário mais forte que Portugal vai encontrar no Europeu.


Dotada com jogadores que são unanimemente considerados dos melhores a nível mundial, como o cubano  naturalizado polaco Wilfredo Leon (Zona 4), Michal Kubiak (Z4), Bartosz Kurek (Oposto) ou Paweł Zatorski (Libero), por exemplo, a Polónia exala confiança e determinação.

 

Do lado contrário vai estar Portugal, que ao facto de não ter perdido qualquer jogo na fase de qualificação junta a garra tradicional dos jogadores lusitanos e, ainda, a ambição de poder qualificar-se pela primeira vez para a fase eliminatória de um Campeonato da Europa. Um duelo entre David e Golias?

 

“Logo à partida, o facto ser bicampeão do mundo revela bem o enorme talento e potencial do nosso primeiro adversário. Falar da Polónia é falar de uma selecção que, sendo o Voleibol o desporto rei do seu país, consegue, tal é o número de talentos que tem, fazer com enorme facilidade três equipas para discutir qualquer competição mundial.
Diria que de todas as selecções, aquela que precisaria menos de uma naturalização como a do Leon (que tanto jeito nos dava a nós e a outras selecções) seria a Polónia.
Resumindo: a Polónia tem um potencial de ataque, quer em potência quer em alcance, que nenhuma outra tem,  juntamente com o seu demolidor serviço, comandado pelo rei dos ases, que é o… Leon.
A única forma de contrariar uma selecção destas é servir no risco, usar a velocidade para impedir que a sua altura faça a diferença e revelar muita habilidade técnica no ataque, sempre que as condições não sejam as melhores.
A juntar a isso, é acreditar que há dias bons e dias maus para todos e que esse pode ser o dia sim para nós. Deste modo, vamos defrontar a Polónia «sem nada a perder e com tudo a ganhar»!“, sublinha Hugo Silva.

 

 

“Vamos defrontar a Polónia e a Sérvia, campeãs mundial e europeia, e temos de tentar tirar o máximo partido desses momentos! Em relação a Bélgica, Ucrânia e Grécia, aí já estamos a jogar com selecções do nosso nível. E creio que o nosso foco deverá apontar para o 3.º ou 4.º lugar na pool, o que daria para atingir o nosso objectivo principal, que é passar pela primeira vez a fase de grupos“ – refere o capitão Alexandre Ferreira, enquanto o seu irmão Marco Ferreira salienta:
“Frente à Polónia e à Sérvia teremos de dar o nosso melhor e procurar surpreender. Acima de tudo, devemos realçar que é muito bom para nós podermos defrontar os melhores, aprender e crescer com essa experiência e, sobretudo, desfrutar do facto de estarmos a disputar mais uma fase final de um Europeu, algo que é muito importante não só para os jogadores, mas igualmente para o Voleibol e para o desporto português“.

 

As palavras de Miguel Rodrigues deixam transparecer a mesma ambição.
“Estão aqui as melhores equipas europeias. Todos os grupos têm o seu grau de dificuldade e as surpresas podem sempre acontecer. Vamos dar o nosso melhor, para tentar representar bem o País. O nosso foco é batalhar, lutar e nunca desistir, porque, no fim, cada ponto e cada set pode interessar e fazer a diferença entre ficar dentro ou fora”, destaca o distribuidor, recordando:
“No Europeu de 2019, todos achavam que poderíamos passar a fase de grupos e não passámos… por um ponto [igualdade pontual e de sets com a Grécia, mas mais um ponto sofrido]”.

 

Calendário e horário dos jogos da Selecção Nacional de Seniores Masculinos / directos na Sport TV:

 

Calendário da Pool A – 1.ª Fase
(Cracóvia – Polónia/Hora local)

 

Dia 2 de Setembro
14h30 – Grécia x Ucrânia
17h30 – Polónia x PORTUGAL
20h30 – Bélgica x Sérvia

 

Dia 3 de Setembro
17h30 – Bélgica x PORTUGAL
20h30 – Ucrânia x Sérvia
Folgam: Polónia e Grécia

 

Dia 4 de Setembro
17h30 –Bélgica x Grécia
20h30 – Sérvia x Polónia
Folgam: Portugal e Ucrânia

 

Dia 5 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Ucrânia
20h30 – Grécia x Polónia
Folgam: Sérvia e Bélgica

 

Dia 6 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Sérvia
20h30 – Polónia x Bélgica
Folgam: Ucrânia e Grécia

 

Dia 7 de Setembro
17h30 – Sérvia x Grécia
20h30 – Ucrânia x Bélgica
Folgam: Portugal e Polónia

 

Dia 8 de Setembro
17h30 – Polónia x Ucrânia
20h30 – Grécia x PORTUGAL
Folgam: Sérvia e Bélgica

 

Os jogos do Europeu 2021 serão transmitidos em directo no EuroVolley.TV (CEV) e na Sport TV

 

 

Comitiva Portuguesa

 

Team Manager – Carlos Prata
Seleccionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Ricardo Aido
Fisioterapeuta – Fábio Gonçalves
Jornalista – Murilo Augusto (Social Media FPV)

Convocatória (14 jogadores*)

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Miguel Sinfrónio (SL Benfica) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
José Pedro Andrade (Esmoriz GC) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4

Marco Ferreira (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto
Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto

Gil Meireles (Sporting CP) – Libero
Ivo Casas (SL Benfica) – Libero

*Clubes em 2020/2021

 

 

A Pool A, que terá sede na cidade polaca de Cracóvia, cruza nos oitavos-de-final com a Pool C, a disputar na cidade finlandesa de Tampere, grupo que é formado pelas selecções de Finlândia, Rússia, Holanda, Turquia, Espanha e Macedónia.

 

Para além da Selecção Nacional, destaque para a presença no EuroVolley 2021 de outro representante do nosso País, o internacional Ricardo Ferreira, que vai integrar a equipa de arbitragem nomeada para a competição.

 

Quanto às selecções, são 24 as que conquistaram o direito de disputar, de 1 a 19 de Setembro, a fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021.
Às 12 selecções com participação previamente assegurada, 4 como organizadores (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa) e 8 como resultado da classificação alcançada na última edição da competição (Sérvia, Eslovénia, França, Rússia, Itália, Ucrânia, Alemanha e Bélgica), juntaram-se depois Holanda, Croácia (1.ª e 2.ª classificadas na Pool A), Bulgária (Pool B), Turquia, Macedónia (Pool C), Letónia, Espanha (Pool D), Eslováquia (Pool E), Montenegro, Grécia (Pool F), Portugal e Bielorrússia (Pool G).

 

Portugal e Bulgária foram as únicas selecções que venceram todos os jogos disputados na fase de qualificação.

 

Pela segunda vez na história da competição, o EuroVolley contará com 24 selecções participantes. Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia encabeçam as pools que acolhem, respectivamente A, B, C e D.

 

 

Nos oitavos-de-final (11 a 13 de Setembro), os quatro primeiros classificados da Pool A defrontam os quatro primeiros da Pool C (1.º A x 4.º C, 2.º A x 3.º C, 3.º A x 2.º C e 4.º A x 1.º C) e os quatro melhores da Pool B enfrentam os da Pool D (1.º B x 4.º D, 2.º B x 3.º D, 3.º B x 2.º D e 4.º B x 1.º D).

 

Os quartos-de-final (14 e 15 de Setembro) serão disputados nas cidades de Gdansk (Polónia) e Ostrava (República Checa).

 

A Polónia receberá em Katowice as meias-finais (18 de Setembro) e o jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares e Final do EuroVolley 2021 (19 de Setembro).

 

**Participações de Portugal na fase final do Campeonato da Europa:

 

1948 (Itália) – 4.º lugar (número reduzido de equipas por convite)
1951 (França) – 7.º lugar (número reduzido de equipas por convite)
2005 (Itália/Sérvia e Montenegro) – 10.º lugar
2011 (Áustria e República Checa) – 14.º lugar
2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda) – 20.º lugar

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:32:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...