O Grupo Recreativo de Sto. António , associação desportiva e cultural , localizada na ex-freguesia da Aldeia de Paio Pires ,no Concelho do Seixal , comemorou há poucos dias (05 de março) mais um aniversário (54) cuja cerimónia contou ,como sempre, com a presença das diversas instituições do dito concelho ,de entre outras, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Mistos do Concelho do Seixal , União das Freguesias do Seixal , Arrentela e Paio Pires , Associação das Colectividades do Distrito de Setúbal , Federação das Colectividades de Cultura e Desporto , Movimento Democrático das Mulheres , Associação dos Reformados ,Pensionistas e Idosos do Concelho do Seixal , Representantes dos Partidos Políticos com Assento na Assembleia Municipal do Seixal , Associação Benévola dos Dadores de Sangue do Concelho do Seixal , Representante da empresa Baía do Tejo e também o Presidente da Câmara Municipal do Seixal ,Joaquim Santos , que, destacou parte da sua alocução em relação ao clube aniversariante afirmando que " temos que nos remeter para a Constituição da República Portuguesa que nos diz : o direito à Cultura ,Desporto e Lazer deve ser uma máxima de todo o território e de todas as populações , e sabemos bem que no concelho do Seixal o principal veículo da Cultura , do Desporto , do Associativismo e do Lazer ,têm sido as nossas colectividades. Por isso a aposta do Poder Local Democrático do 25 de Abril nesta grande força que são as colectividades, nesta grande força social que são estas instituições como é Grupo Recreativo de Sto. António , em cada bairro , em cada localidade, dão o melhor de si para poderem oferecer mais expressão cultural , mais movimento desportivo , mais convívio e lazer associativismo , ao fim e ao cabo é esta força que faz a nossa comunidade", e mais à frente , reforçando esta tese, argumenta :" e por isso ficamos muito satisfeitos pela forma como estes dinheiros públicos foram utilizados , pois a Câmara Municipal endereçou à Direcção deste clube mais de oitenta e cinco mil euros para poder transformar em beneficio para as nossas populações ,esta sede do clube, que, está extraordinária , muitos parabéns pelo vosso trabalho em prol da comunidade ", e finaliza a sua alocução com a surpresa de que todos os sócios há muito ansiavam " já estamos a preparar o processo para podermos avançar, dentro de dois a três meses com a construção do Polidesportivo".
Ainda antes do testemunho verbal dos oradores na citada cerimónia ,foi feito um minuto de silêncio em memória de todos os sócios do clube entretanto falecidos.
Foram também distribuídas medalhas comemorativas aos sócios que fizeram 25 e 50 anos de associados. Seguiu-se um Porto de Honra e um convívio musical a fechar o programa comemorativo .
Presidente em entrevista...
Leonel Encarnação é o actual presidente do Grupo Recreativo do Casal de Sto. António ( G.R.S.A.) .
Passaram 54 anos desde o dia da fundação do clube. Como foram os primeiros tempos desta colectividade ?
Eu vim morar para o bairro em só 1987 , mas tenho algum conhecimento e alguma sensibilidade do que foram esses primeiros tempos ,não tanto como alguns sócios mais antigos ,mas estes têm- me contado .O clube está instalado no piso térreo deste prédio, desde o seu início ,ou seja , desde Março de 1965 .
No início da actividade do GRSA ,existiam aqui apenas quatro paredes , um tecto, algumas mesas e cadeiras para se poder jogar ás cartas e um mini-bar.
Hoje ,por todo o lado é possível apreciar as imensas taças e troféus ,umas ganhas outras oferecidas, é já uma grande coleção ?
Sim , já houve em tempos futebol de sete, ginástica , reactivámos o futsal em seniores e veteranos, temos karaté , jogos de mesa , grupos populares , malha , pesca desportiva, e participamos nas mais variadas provas desportivas do concelho, temos uma riquíssima actividade desportiva. Somando os atletas nessas modalidades todas, rondam a centena o que para o nosso bairro é muito bom. Muitas dessas taças e troféus vêm da pesca desportiva que numa dada altura estava fortemente representada pelos atletas do clube. Voltando um pouco atrás , e em relação à nossa sede , este recinto onde nos encontramos era destapado e a seu tempo foi coberto graças à Câmara Municipal do Seixal, para podermos realizar alguns bailes , e chegados a esta altura ,cinquenta e quatro anos depois ,e, como se pode ver, já temos umas instalações modernas, mais flexíveis e de grande funcionalidade e estamos a trabalhar no sentido de progredirmos , inclusive com a assinatura de um protocolo entre clube e autarquia visando a construção de um polidesportivo cujo terreno ainda não nos pertence mas sim à Baía do Tejo e à Siderurgia Nacional
Com tanta oferta do "digital" nos nosso dias, quem são os que procuram a vossa agremiação ?
De facto estas novas tecnologias prendem as pessoas em casa ,mas ainda assim no bairro e nesta colectividade há muitas pessoas que nos procuram para jogar a sua cartada e outros jogos ,mas mesmo assim recebemos muitos jovens e gente de outras idades. A título de curiosidade posso informar que está em curso uma nova modalidade no clube desde Setembro passado que é o karaté , já com boa aceitação e com resultados nas competições em que participamos.
Falta falar sobre a parte cultural ?
Sim , todos os anos realizamos o Baile de Carnaval , o Baile da Pinha , o Magusto de São Martinho , a Festa de Natal sobretudo para as crianças com, a oferta de brinquedos e lanche, a Passagem de ano, sessões de Fado , Teatro ,Café-Concerto , Comemorações do 25 de Abril , e um conjunto das mais diversas iniciativas. Para além disto o nosso espaço está sempre aberto , eu diria mesmo que clube é o esplendor máximo do que é o associativismo , e queria referir que o comércio local está sempre disponível para nos ajudar pois sem eles o clube naõ tinha meios de se auto-sustentar, é digamos uma mais valia para o GRSA e se o nosso clube e por qualquer motivo fecha , é como um monte alentejano , é uma luz apagada e isso nós não vamos querer, nunca !
Texto e fotos: José Carlos Pinto
clique em quelquer imagem para visualizar a fotorreportagem
