Terena ,também conhecida por São Pedro ou São Pedro de Terena , é uma bonita vila alentejana , pertencente ao concelho do Alandroal ,Distrito de Évora. situada numa região onde reina a paz de espírito ,próxima da Ribeira e da Albufeira da Barragem de Lucifécit e da fronteira com Espanha.
As origens desta vila são bem remotas , existindo pela região diversos vestígios megalíticos de tempos pré-históricos com as xistosas Antas do Lucas.
Pensa-se que a fundação de Terena datará de 1262 , tendo sido anteriormente ocupada por outros povos , como os Mouros que aqui deixaram a sua marca.
Na bonita arquitectura Alentejana é possível observar o maravilhoso Património como o antigo Castelo da vila , o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova , na Igreja Matriz de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Capela de Santo António (ano de 1657 ). É possível admirar as ruínas da Ermida de Santa Clara , também o Pelourinho do século XVI ,a Torre do Relógio ,e muito muito mais que regalam os olhos ao mais sisudo viajante ocasional nestas paragens.
Por estas e outras razões dois irmãos que também gostam de bicicletas resolveram um dia organizar um passeio de duas rodas entre o Seixal e aquela vila alentejana , e se bem pensaram melhor o fizeram ,começando por reunir alguns amigos e amigos daqueles amigos , e uma vez por ano pedalar até aquela Vila tipicamente alentejana.
Neste ano de 2019 , os manos Nelson Rosado e Sérgio Rosado ( sim , sim, os Anjos ,musicalmente falando ) organizaram, como sempre, esta 10ª edição deste passeio anual , gratuito , cuja finalidade é entregar a diversas instituições previamente escolhidas , os bens alimentares ,roupa ,etc. entretanto recolhidos antes de cada partida.
O evento marcado para as oito da manhã do passado dia 27 de abril fez com que eu abandonasse o quentinho dos lençóis e apanhasse o 1º autocarro do dia e me dirigisse para o local do evento.
Cheguei ao Seixal onde não se via " vivalma" ( eram 06,30) apenas se ouvia uma ruidosa orquestra de passarinhos antevendo o nascer do Sol .
Graças aos proprietários do navio-restaurante (ex-cacilheiro) Lisboa à Vista , entretanto chegados , foi possível aquela pequena multidão de ciclistas , imprensa e colaboradores do passeio , usufruírem de um suculento "pequeno-almoço" que veio mesmo a calhar.
Após algumas palavras de informação e agradecimento por parte da organização e instituições convidadas , o Passeio anual iria fazer-se à estrada ,percorrendo os 190 km. até Terena.
Aqui acaba esta minha crónica ,que por razões óbvias não acompanhei o percurso . Admirado? É que há muitos anos a esta parte fiz um passeio de bicicleta entre o Seixal e a Fonte da Telha de bicicleta ,claro , só que a meio do trajecto uma enorme árvore "pôs-se à minha frente" ficando logo ali decidido que não me metia noutra . Costumo acompanhar todos os anos a Volta a Portugal em Bicicleta ao serviço do AMMA , mas andar de bicicleta ,não .Só se for de helicóptero.
créditos: GUIADACIDADE.pt
texto e fotos: José Carlos Pinto
clique na imagem para visualizar a fotorreportagem
