>
Após o sucesso no lançamento da obra “Atrelagem de Competição em Portugal 2011-2019” apresentado a 17 de Dezembro no Museu Nacional dos Coches, dedicado à modalidade desportiva da atrelagem, o reconhecido autor (foto-jornalista e professor de fotografia) lançou a 11 de Fevereiro na Colorfoto em Lisboa o “Desporto e Movimento” aproveitando o evento para fazer também a inauguração da sua exposição de fotografia da mesma temática no mesmo espaço com 32 fotografias abrangendo 16 modalidades, expondo duas imagens de cada disciplina.
A aposta na escolha das 125 fotos de desporto que compõem esta obra, recai no melhor que fez nos últimos 10 anos da sua actividade foto-jornalística, sendo milhares que possui no seu vasto portefólio. A escolha não é fácil, são muitos bons trabalhos feitos de muitas das modalidades que o autor cobre, pois Fernando Curado Matos não é capaz de dizer não à cobertura de uma modalidade diferente das que habitualmente faz, é um foto-jornalista multidisciplinar.
Em termos de preferência, nota-se um carinho especial pela atrelagem, motociclismo/desporto motorizado, futebol e futebol americano.
Na apresentação deste trabalho e na inauguração da exposição além das palavras do autor, ainda houve as intervenções de um representante da Colorfoto e do autor do prefácio do livro.
As palavras foram de amizade, reconhecimento e confiança no trabalho que Fernando Curado Matos tem nas diversas modalidades, pelos oradores, assim como a dinâmica pro-activa que o autor tem no terreno sendo amigo e sempre ponto para ajudar os colegas com as suas dicas e o gosto pelo ensino da arte da fotografia e do foto-jornalismo desportivo. Os agradecimentos seguiram-se já pelo Fernando pelo apoio que a Colorfoto teve ao comparticipar a edição do livro assim como tornar possível a exposição. O agradecimento foi dirigido também à presença dos convidados que foram seus familiares, amigos, colegas e alunos.
A aquisição do livro pode ser feita em mensagem para o autor através das redes sociais, ou na loja da Colorfoto de Lisboa.
Texto: Pedro MF Mestre
Fotos: Joaquim Galante