>
A Federação de Motociclismo de Portugal realizou no passado dia 11 de Dezembro, no Salão Preto & Prata do Casino do Estoril, a Gala dos Campeões de 2020 e 2021.
A FMP juntou os premiados destes dois anos, tendo em conta que no ano passado não houve condições de fazer a respectiva gala devido à pandemia.
Foi referido que mesmo em tempo de pandemia e com as dificuldades pelas quais todos passaram a Federação e os Clubes conseguiram realizar em 2020: 7 provas de campeonatos nacionais, 12 provas internacionais.
Em 2021: 18 campeonatos nacionais e 18 provas internacionais. 13 campeonatos do mundo e 3 campeonatos da Europa.
A iniciar a sessão o seu presidente, Manuel Marinheiro, deixou umas palavras de boas vindas e agradecimento aos presentes pela possibilidade de realização da gala, com a presença de todos para homenagear os campeões.
O seu balanço é que em 2021, em número de praticantes, está perto dos de 2019 ano record de praticantes na Federação.
A gala teve como tema “O Futuro do Motociclismo”, homenageando em primeiro lugar os campeões mais jovens.
Houve espaço também para distinguir as marcas e clubes organizadores das provas.
Na segunda parte da Gala, após o jantar, também foi homenageado o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, com a Medalha de Mérito Motociclista, contando ele que é um dos seus prazeres fazer viagens e passeios de mota.
Outra cara bem conhecida a subir ao palco foi Rita Guerra, motociclista e madrinha de jovens motociclistas femininas, deixou uma mensagem de motivação à prática da modalidade, e recordou os momentos em que cantou o hino nacional ao dar início à prova do MotoGP no AIA em Portimão.
Texto e Fotos: Pedro MF Mestre
Fotos de Pedro MF Mestre