>
“Dar a mão com arte” é o mote da exposição de arte de escultura e pintura a favor da Refood de Cascais.
A primeira edição de uma exposição solidária organizada pela Refood de Cascais decorreu em 2020 a poucos dias de se entrar em confinamento geral provocado pelo Convid-19. Essa edição teve um grande sucesso. A Refood de Cascais decidiu este ano repetir a exposição solidária que foi inaugurada a 19 de Maio e esteve patente ao público até ao dia 22 com voluntários presentes para apoio entre as 17h00 e as 23h00. Aqui 23 conceituados artistas plásticos entregam para venda peças com a componente solidária.
Muitos deles estiveram presentes no dia da inauguração num convívio entre artistas, alguns visitantes e elementos da Refood, estando também presente Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais responsável pelo pelouro da educação e desenvolvimento social.
A Refood tem como missão recolher alimentos confecionados que não tenham sido servidos e cedidos por unidades de restauração, hotelaria, cantinas e supermercados para desta forma ajudar famílias carenciadas. O núcleo de Cascais apoia de momento um total de 88 famílias (250 pessoas entre as quais 48 crianças). É de salientar que nestas famílias estão incluídos refugiados da guerra da Ucrânia acolhidos por Cascais.
Este núcleo conta com 130 voluntários que dispõem do seu tempo tanto para recolher como para fazer chegar os alimentos às famílias por eles apoiadas.
Texto e Fotos: Pedro MF Mestre
(Clique na imagem para visualizar a fotorreportagem)