>
A Gala dos Campeões da FPAK de 2022 realizou-se no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril a 21 de Janeiro em duas partes.
Durante a tarde foram entregues os prémios aos vencedores de Troféus e Campeonatos Regionais e à noite, após o jantar foi a vez dos Campeões Nacionais e a distinção de várias personalidades, contando também com a animação artística pelos "Laboratório" com duas exibições em cinco atos.
Para abrir a segunda parte da Gala, o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Ni Amorim discursou sobre o ano 2022, em que houve 300 diferentes competições, número superior ao pré-pandemia.
Evocou o elevado nível de competitividade nas modalidades e deixou uma palavra de apreço a todos os competidores pela sua determinação e empenho.
Destacou o investimento mediático que a FPAK fez para garantir a visibilidade das diversas modalidades automobilísticas com efeitos práticos bastante positivos.
O valor global do retorno do desporto automóvel superou os 100M€ cifra que duplicou o montante do segundo melhor ano registado.
Deixou uma palavra muito positiva na prática do Karting, um investimento para o futuro do automobilismo que começa com os mais jovens pilotos em início de carreira. Houve um novo campeonato o Rotax e uma nova taça em 2022.
Lembrou a excelente prestação dos vários pilotos portugueses a correr em provas no estrangeiro.
A formação de oficiais de prova, mantem-se na agenda da prioridades da FPAK com resultados 650 inscritos no ano transacto.
Para Ni Amorim os Clubes Organizadores são o grande motor da dinâmica desportiva dos vários campeonatos, em que nem sempre é tarefa simples. As autarquias têm sido os grandes parceiros no desporto automóvel com o seu patrocínio, tento o retorno do investimento de fizeram.
Foi feita a homenagem a Alfredo César Torres fundador da FPAK e também seu primeiro presidente.
No balanço de 2022, fica ainda o agradecimento de todo o apoio para além dos órgãos sociais da FPAK, como também a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao IPDJ e ainda às forças de segurança: PSP, GNR, Bombeiros e da Protecção Civil.
Texto e Fotos: Pedro MF Mestre