Regata de Portugal 2019

 

Durante quatro dias (30 de Maio a 2 de Junho) o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, no Jardim do Tabaco, recebeu a segunda edição da Regata de Portugal.

 

Para além da parte competitiva dos oito veleiros com cores de marcas bem conhecidas de todos, houve animação musical no Palco Terra com Iran Costa, Ágata, Mónica Sintra e Churrasquinho, e durante as provas uma dupla animação vinda do rio: um espetáculo de proximidade da regata com o público, como também no Palco Tejo (um palco flutuante, ideia original nesta edição) com DJ’s e comentadores que foram acompanhando a prova e tempo real. Nos apresentadores tivemos nomes tais como Ricardo Carriço, Isabel Silva, Fernando Alvim e Toy.

 

A parte gastronómica também não ficou esquecida, contando com uma área de vários pontos de restauração e bebidas e ainda um espaço mais requintado o Restaurante Cais/Tejo com a mestria do conceituado chef Vitor Sobral.

 

No recinto houve espaço para reforçar a ideia que temos que ter um mundo mais sustentável com acção da Sociedade Ponto Verde com vários pontos de reciclagem temáticos e promotores com passatempos sobre a separação de resíduos. A Tabaqueira apostou na sensibilização de não atirar as beatas para o chão oferecendo bolsas estanques para o efeito e ainda a Sailors for the Sea Portugal com as suas acções de certificação de “Clean Regata” que certifica as regatas na área da sustentabilidade. Todas elas sensibilizaram os visitantes sugerindo boas práticas para todos nós tomarmos melhor o mundo em que vivemos.

 

As marcas em prova tinham também contentores por si decorados e com animação e passatempos com uma grande interação e entretimento para com os visitantes.

 

Na área dos convidados também houve acções de marcas, bares e gastronomia variada para todos os gostos assim como zonas de conforto.

 

Uma das grandes atracções foi também as visitas ao NRP Corte Real, fragata da Marinha portuguesa atracada junto ao recinto, em que as filas de acesso eram consideráveis.

 

A organização do evento estima que tenham passado pelo recinto cerca de 20.000 visitantes nos quatro dias de actividades.

 

Quanto à prova estiveram na água oito veleiros trimarã Diam 24, com as cores das marcas e atribuídos a cada equipa composta por três velejadores. Das equipas duas são nacionais e seis estrangeiras. Três marcas já acompanham a prova desde a primeira edição: a Lusitânia Seguros, Gelpeixe e Nacional. As estreantes foram: Sapo, Diário de Notícias, TVI, Rádio Comercial e Makro. Todas em conjunto encheram de cor o rio Tejo ao longo das suas provas.

 

Neste tipo de veleiro é típico levantar um dos três flutuadores quando está com bom vento, tornando o espectáculo ainda maior.

 

Aqui o sistema de pontuação é inverso, ou seja quem vence ganha um ponto e o último classificado da regata ganha 8. No final a equipa que tenha menos pontos é a vencedora.

 

Nestes quatro dias foram realizadas ao todo 19 regatas.

 

A classificação final no quarto dia foi (Marca / Skipper / Pontos):

  • ·       Lusitânia Seguros / Damien Lehl  (FRA) / 43
  • ·      Makro / Nicklas Dackhammar (SWE) / 60
  • Gelpeixe / Tovar Mirsky (AUS) / 64
  • Rádio Comercial / Jorge Lima (POR) / 81
  • Diário de Notícias / Helder Basílio (POR) / 89
  • Sapo / Odile Van Aanholt (NED) / 106
  • TVI / Tobias Tanis (NED) / 122
  • Nacional / Sofia Toro (ESP) / 149

 

Evolução da Classificação dia-a-dia:

 

Dia 1

 

Foram realizadas 7 regatas com Makro / Nicklas Dackhammar a liderar o dia:

 

 

Dia 2

 

Realizaram-se 4 regatas com a Lusitânia / Damien Lehl  a tomar a liderança da prova:

 

 

Dia 3

 

Com 4 regatas efectuadas e a Lusitânia / Damien Lehl  continua à frente da frota:

 

 

Dia 4

Ccontando também com quatro regatas e a equipa a Lusitânia / Damien Lehl  fecha a pontuação de 43 pontos com a vantagem de 17 pontos relativamente ao segundo classificado, a equipa Makro / Nicklas Dackhammar que somou 60 pontos

 

 

Texto: Vera Brás

 

Tabelas das Classificações: Regata de Portugal

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...