18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisco Ordonhas vice-campeão mundial sub-18 e Portugal 6º no Mundial ISA

Francisco Ordonhas vice-campeão mundial: “Era um sonho que perseguia. Estou sem palavras”
 
Francisco Ordonhas, de 18 anos, conquistou hoje a medalha de prata no Mundial de Surf de Juniores ISA no Rio de Janeiro liderando em termos de resultados a Seleção Nacional que assim alcançou o sexto lugar da classificação geral. Marca que iguala a classificação portuguesa no Mundial de Juniores ISA de 2015.
 
Francisco Ordonhas disputou hoje três baterias, começando por vencer a sua bateria dos quartos de final e perdendo nesse mesmo heat a companhia do colega Francisco Mittermayer, que chegou a alimentar a esperança nacional de passar também às meias. Depois, nas meias-finais, repetiu o fado de passar à final e ver um colega, no caso, João Mendonça ceder na mesma bateria, e concluiu a jornada na final, apenas batido pelo brasileiro Ryan Kainalo.
 
Entretanto, em sub-16, Jaime Veselko perdeu nos quartos enquanto Matias Canhoto, um dos destaques do escalão, caiu nas meias-finais.
 
Em sub-16 feminino, Teresa Pereira não conseguiu ultrapassar os quartos de final, mas concluiu um campeonato de grande qualidade em que começou mal, indo logo para as repescagens, mas subindo a pulso na competição.
 
Ainda a recuperar da final, Francisco Ordonhas confessou: “Não estava à espera disto, apesar de saber que tinha potencial alcançar um bom resultado. Era um sonho que perseguia e estou um pouco sem palavras, ainda a processar o que fiz. Este foi o meu último ISA de juniores e agora tenho de apontar para, o mais cedo possível, ir ao ISA Open e fazer igual.”
 
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf celebrou a exibição nacional: “Assinámos hoje a melhor prestação de sempre de uma Seleção Nacional júnior. Apesar de igualarmos o 6º lugar em Oceanside 2015, desportivamente fomos mais fortes pois nunca tínhamos colocado tantos surfistas nos quartos de final. Além de que em 2015 beneficiámos de ter a Teresa Bonvalot a competir em dois escalões. E depois, hoje conseguimos um vice-campeão do Mundo. Isto não é fruto do acaso, é sim, produto do trabalho de anos destes atletas, dos seus treinadores, clubes e, obviamente desta Federação que tem apostado fortemente nos jovens e no futuro do surf nacional. Estamos todos de parabéns!”
 
A equipa nacional:
 
Sub16 Feminino
Constância Simões (Ericeira SC)
Lua Escudeiro (ASCC)
Teresa Pereira (CS Porto)
 
Sub16 Masculino
Jaime Veselko (Sporting)
Matias Canhoto (PPSC)
Salvador Vala (CRCQL)
 
Sub18 Feminino
Erica Máximo (CRCQL)
Maria Dias (ASCC)
Maria Salgado (Ass. Sealand )
 
Sub18 Masculino
Francisco Mittermeyer (Estoril)
Francisco Ordonhas (CRCQL)
João Mendonça (Clube de Surf de Aljezur)
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 – 11:29:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...