GRD Leça em ambas as vertentes e Nazaré BHT estão a curtos passos das medalhas nas areias do Porto Santo.
Femininos
GRD Leça Love Tiles continua a encher o olho a cada adepto da modalidade e tem lugar reservado nas Meias Finais. Apesar da formação de Leça da Palmeira ter perdido o primeiro jogo da manhã, a vaga nos Quartos de Final já estava assegurada, e a equipa portuguesa iria enfrentar BHT Conkret Byczki Kowalewo Pomorskie. Num jogo de sentido único, as portuguesas conquistaram uma vaga nas Meias Finais, onde irão enfrentar a The Danish Beachhandball Dream, esperando que o sonho fique do lado português.
A AD IA Sports terminou o Main Round na quarta posição após terem vencido o Team Normandie (2-0), na manhã de sábado, procedendo assim para os Quartos de Final. Nesta eliminatória, frente ao Black Lake Beach, a formação portuguesa acabou por sair derrotada por 2-0 e irá disputar, este domingo, os Placement Matches 5-8, e o objetivo será conquistar o quarto lugar.
A EFE Os Tigres falhou os Quartos de Final, ao sair derrotada contra a BHT Conkret Byczki Kowalewo Pomorskie disputando, por isso, o nono lugar contra as Sand Devils Youngsters, na manhã de domingo.
Masculinos
Neste capítulo, o GRD Leça SPAR fechou o Main Round com um pleno de vitórias e, nos Quartos de Final, teve pela frente o HÍR-SAT BHC que apesar de não ter facilitado a tarefa aos lusos, acabou por ver o emblema de Leça da Palmeira a sorrir no final. Este domingo, GRD Leça SPAR enfrenta o conjunto do Nazaré BHT, o que significa que pelo menos uma medalha fica em Portugal.
Os nazarenos chegaram a esta Meia Final frente ao conjunto português após terem terminado o Main Round na segunda posição, logo abaixo da EFE Os Tigres. Nos Quartos de Final enfrentaram o BMP Algeciras num encontro que teve direito a shoot-out favorável aos portugueses.
Já a EFE Os Tigres LEVEL, que chegou aos Quartos de Final após um pleno de vitórias no Main Round acabou por cair aos pés de DAMY RADE Inowroclaw, que conquistou uma vitória por 2-0. A formação de Espinho irá agora lutar pela melhor classificação possível, o quinto lugar.
Portugal está ainda representado no capítulo da arbitragem, com a dupla Soraia Lusquinos / Rita Machado a figurar nos quadros da EHF Beach Handball Champions Cup 2024, bem como Mário Coutinho, que vai ser o único português entre os oito Delegados da EHF nomeados.
Entre os dias 10 e 13 de outubro, a elite do Andebol de Praia vai estar concentrada no Porto Santo, na região autónoma da Madeira, para a realização de mais uma edição da EHF Beach Handball Champions Cup, onde Portugal é organizador pela terceira vez. Siga toda a ação do EHF Champions Cup AQUI.
Vota na All-Star Team!
Os fãs também podem desempenhar um papel ativo na nomeação das duas All-Star Teams, uma para cada vertente. Três categorias estarão abertas para votação: Melhor Guarda-Redes, Melhor Defensor e MVP do torneio. Todos os detalhes sobre como participar da votação serão anunciados posteriormente, nas redes sociais da EHF Beach Handball.
Os atletas indicados para as All-Star Teams da EHF Beach Handball Champions Cup vão juntar-se aos nomeados no ebt Finals 2024, no início do verão, na corrida pelo título de MVP dos EHF Excellence Awards 2023/2024 de Andebol de Praia, com os vencedores a serem homenageados na cerimónia da Federação Europeia de Andebol que vai decorrer em dezembro. Recorde-se que o internacional português Gabriel Conceição venceu em 2023 o prémio de “Jogador do Ano” de Andebol de Praia.